Drogaria Retiro alcança 70 lojas e comemora crescimento acima do mercado farmacêutico

Em entrevista à Ascoferj, Adriano Santos, diretor Comercial da rede, relembra momentos marcantes da sua carreira e do negócio da família.
Drogaria Retiro alcança 70 lojas e comemora crescimento acima do mercado farmacêutico
Pollyana, Gelza, Jerônimo e Adriano Santos: família reunida na celebração de 50 anos de história da rede

A Drogaria Retiro foi fundada em 1974 pelo empresário Jerônimo Santos. A rede de farmácias nasceu no bairro Retiro, um dos mais populosos de Volta Redonda (RJ), e ganhou esse nome justamente por estar enraizada nesse local. O que começou com uma única unidade é atualmente uma rede com 70 lojas espalhadas por 14 municípios da região Sul Fluminense. Em 2024, completou 50 anos de história com uma comemoração que reuniu colaboradores, fornecedores e distribuidores.

Espaço publicitário

Adriano Santos, diretor Comercial da Drogaria Retiro, é o filho mais velho de Jerônimo. Ele tem mais dois irmãos, Pollyana e Gustavo Santos. Em uma entrevista exclusiva à Ascoferj, o farmacêutico e empresário relembrou toda a sua trajetória no negócio da família e os principais momentos que marcaram os 50 anos de história da rede. Leia a entrevista a seguir:

Ascoferj: Adriano, poderia contar como você entrou no negócio da família?

Adriano: Eu comecei a trabalhar na farmácia com 13 anos, durante as minhas férias escolares. O meu pai, Jerônimo, me estimulava a limpar as prateleiras e a ler os nomes dos medicamentos. Com o tempo, comecei a vendê-los no balcão. Quando completei 16 anos, ingressei no Ensino Médio e cursei Técnico em Patologia Clínica. Anos depois, por influência do meu pai, fiz graduação em Farmácia na cidade de Barra Mansa. A minha rotina, nesse período, era dividir meu tempo entre trabalho e estudo. Já minha irmã, Pollyana, cursou Direito e, posteriormente, migrou para a área financeira do negócio. Meu irmão passou no vestibular e cursou Medicina.

Ascoferj: A área de informática também era sua outra paixão. Você chegou a fazer alguma atividade na farmácia?

Adriano: Eu sempre gostei de tecnologia e, nos anos 1990, ajudei a automatizar a primeira loja com o objetivo de padronizar processos, cadastrar os produtos e analisar os números das vendas. Quando meu pai percebeu as vantagens da automação, deu carta branca para iniciamos a implantação do sistema em outras unidades.

Ascoferj: Quais foram os aprendizados que você também teve com sua experiência no balcão da farmácia?

Adriano: A experiência no balcão trouxe aprendizados valiosos, mas, principalmente, a certeza de que o cliente está no centro de tudo. Lembro-me de alguns casos da época em que eu trabalhava com o meu pai. Vi-o salvar a vida de três pessoas que chegaram à farmácia infartando. Ele reconheceu todos os sinais e sintomas de infarto e prestou todo o suporte necessário. Acredito que situações como essa também tenham me incentivado a ingressar na área da saúde.

Ascoferj: Adriano, a procura por serviços de saúde nas farmácias tem crescido. A Retiro tem feito investimentos nessa área?

Adriano: Atualmente, temos mais de 20 salas de serviços farmacêuticos na rede, que nomeamos de Retiro Assiste. Nelas, realizamos aferição de pressão, aplicação de injetáveis, testes rápidos, entre outros atendimentos.

Ascoferj: E como está a Retiro neste momento da nossa entrevista?

Adriano: A Drogaria Retiro conseguiu crescer acima do mercado, registrando um aumento anual de 10%. Também passamos por um processo de expansão. Agora, estamos reformando algumas das nossas lojas e investindo em ampliação de mix e gerenciamento de categorias de produtos para aumentar as vendas. Além disso, continuamos investindo no treinamento das nossas equipes.

Ascoferj: A concorrência no Sul Fluminense está cada vez maior. O que a Retiro faz para ganhar a preferência do cliente?

Adriano: Nós investimos no relacionamento com as indústrias farmacêuticas e distribuidoras, visando trazer benefícios para nossos clientes e colaboradores. A campanha Tiro Certo, por exemplo, é um projeto que mantemos com a indústria com o objetivo de reconhecer nosso time interno, fornecedores e distribuidores. Em 2024, ela completou dez anos. Também estamos melhorando o layout das nossas lojas para atrair mais clientes.

Ascoferj: Adriano, 50 anos não são 50 dias. Poderia destacar quais foram os momentos e projetos mais marcantes da rede?

Adriano: Posso destacar momentos muito importantes: a construção do nosso centro de distribuição (CD), que foi inaugurado há 15 anos, e a nova sede da empresa. Também nos adaptamos às tendências do mercado farmacêutico e modernizamos os softwares da rede.

Leia também: Drogaria Retiro comemora 50 anos de história

Ascoferj: O mercado farmacêutico cresceu e não é o mesmo comparado ao de dez anos atrás. Na sua opinião, o que mudou?

Adriano: Do meu ponto de vista, houve um aumento na quantidade de lojas disputando o mesmo espaço. Em Volta Redonda, por exemplo, já não há mais lugar para abrir novas unidades. Por outro lado, notei que a legislação mudou bastante e, hoje, as farmácias se transformaram em hubs de saúde. Outra inovação é a venda de espaços publicitários para a indústria farmacêutica em seus próprios canais, como sites.

Ascoferj: Quais conselhos você daria para um empresário que deseja abrir sua primeira farmácia?

Adriano: O meu conselho é que esse empresário conheça profundamente suas finanças e defina como fará o gerenciamento de estoque, contando com o apoio de um sistema. Além disso, é fundamental analisar corretamente os indicadores da farmácia e contratar profissionais qualificados para compor a equipe de vendas.

Espaço publicitário

Ascoferj: Para finalizar, poderia revelar quais são os projetos e novidades da Retiro?

Adriano: Planejamos inaugurar cinco lojas ainda em 2025 e reformar outras. Nosso objetivo é abrir uma unidade por mês em outros municípios. Recentemente, lançamos nosso novo e-commerce e desejamos estar presentes em outras plataformas digitais. Nossa meta é que o e-commerce da Retiro se torne o ambiente digital mais visitado do Sul Fluminense.

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Dados da Interplayers apontam mudanças regionais e possível alteração de comportamento no acesso a tratamentos contínuos....
Estudo da Neotrust aponta que a categoria de beleza e perfumaria teve o melhor desempenho em relação ao ano passado....
Lotes dos medicamentos Rybelsus e Ofev não foram reconhecidos pelos fabricantes....
Foram apresentados os novos serviços da franquia e discutidos temas relacionados à inovação e às estratégias empresariais....
Com o aumento dos furtos e fraudes no varejo brasileiro, Segurpro dá dicas fundamentais para proteger operações e preservar a rentabilidade....
Mercado global de retail media deve alcançar 179,5 bilhões de dólares até 2025, segundo pesquisa da Criteo....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!