A Drogaria Retiro foi fundada em 1974 pelo empresário Jerônimo Santos. A rede de farmácias nasceu no bairro Retiro, um dos mais populosos de Volta Redonda (RJ), e ganhou esse nome justamente por estar enraizada nesse local. O que começou com uma única unidade é atualmente uma rede com 70 lojas espalhadas por 14 municípios da região Sul Fluminense. Em 2024, completou 50 anos de história com uma comemoração que reuniu colaboradores, fornecedores e distribuidores.

Adriano Santos, diretor Comercial da Drogaria Retiro, é o filho mais velho de Jerônimo. Ele tem mais dois irmãos, Pollyana e Gustavo Santos. Em uma entrevista exclusiva à Ascoferj, o farmacêutico e empresário relembrou toda a sua trajetória no negócio da família e os principais momentos que marcaram os 50 anos de história da rede. Leia a entrevista a seguir:
Ascoferj: Adriano, poderia contar como você entrou no negócio da família?
Adriano: Eu comecei a trabalhar na farmácia com 13 anos, durante as minhas férias escolares. O meu pai, Jerônimo, me estimulava a limpar as prateleiras e a ler os nomes dos medicamentos. Com o tempo, comecei a vendê-los no balcão. Quando completei 16 anos, ingressei no Ensino Médio e cursei Técnico em Patologia Clínica. Anos depois, por influência do meu pai, fiz graduação em Farmácia na cidade de Barra Mansa. A minha rotina, nesse período, era dividir meu tempo entre trabalho e estudo. Já minha irmã, Pollyana, cursou Direito e, posteriormente, migrou para a área financeira do negócio. Meu irmão passou no vestibular e cursou Medicina.
Ascoferj: A área de informática também era sua outra paixão. Você chegou a fazer alguma atividade na farmácia?
Adriano: Eu sempre gostei de tecnologia e, nos anos 1990, ajudei a automatizar a primeira loja com o objetivo de padronizar processos, cadastrar os produtos e analisar os números das vendas. Quando meu pai percebeu as vantagens da automação, deu carta branca para iniciamos a implantação do sistema em outras unidades.
Ascoferj: Quais foram os aprendizados que você também teve com sua experiência no balcão da farmácia?
Adriano: A experiência no balcão trouxe aprendizados valiosos, mas, principalmente, a certeza de que o cliente está no centro de tudo. Lembro-me de alguns casos da época em que eu trabalhava com o meu pai. Vi-o salvar a vida de três pessoas que chegaram à farmácia infartando. Ele reconheceu todos os sinais e sintomas de infarto e prestou todo o suporte necessário. Acredito que situações como essa também tenham me incentivado a ingressar na área da saúde.
Ascoferj: Adriano, a procura por serviços de saúde nas farmácias tem crescido. A Retiro tem feito investimentos nessa área?
Adriano: Atualmente, temos mais de 20 salas de serviços farmacêuticos na rede, que nomeamos de Retiro Assiste. Nelas, realizamos aferição de pressão, aplicação de injetáveis, testes rápidos, entre outros atendimentos.
Ascoferj: E como está a Retiro neste momento da nossa entrevista?
Adriano: A Drogaria Retiro conseguiu crescer acima do mercado, registrando um aumento anual de 10%. Também passamos por um processo de expansão. Agora, estamos reformando algumas das nossas lojas e investindo em ampliação de mix e gerenciamento de categorias de produtos para aumentar as vendas. Além disso, continuamos investindo no treinamento das nossas equipes.
Ascoferj: A concorrência no Sul Fluminense está cada vez maior. O que a Retiro faz para ganhar a preferência do cliente?
Adriano: Nós investimos no relacionamento com as indústrias farmacêuticas e distribuidoras, visando trazer benefícios para nossos clientes e colaboradores. A campanha Tiro Certo, por exemplo, é um projeto que mantemos com a indústria com o objetivo de reconhecer nosso time interno, fornecedores e distribuidores. Em 2024, ela completou dez anos. Também estamos melhorando o layout das nossas lojas para atrair mais clientes.
Ascoferj: Adriano, 50 anos não são 50 dias. Poderia destacar quais foram os momentos e projetos mais marcantes da rede?
Adriano: Posso destacar momentos muito importantes: a construção do nosso centro de distribuição (CD), que foi inaugurado há 15 anos, e a nova sede da empresa. Também nos adaptamos às tendências do mercado farmacêutico e modernizamos os softwares da rede.
Leia também: Drogaria Retiro comemora 50 anos de história
Ascoferj: O mercado farmacêutico cresceu e não é o mesmo comparado ao de dez anos atrás. Na sua opinião, o que mudou?
Adriano: Do meu ponto de vista, houve um aumento na quantidade de lojas disputando o mesmo espaço. Em Volta Redonda, por exemplo, já não há mais lugar para abrir novas unidades. Por outro lado, notei que a legislação mudou bastante e, hoje, as farmácias se transformaram em hubs de saúde. Outra inovação é a venda de espaços publicitários para a indústria farmacêutica em seus próprios canais, como sites.
Ascoferj: Quais conselhos você daria para um empresário que deseja abrir sua primeira farmácia?
Adriano: O meu conselho é que esse empresário conheça profundamente suas finanças e defina como fará o gerenciamento de estoque, contando com o apoio de um sistema. Além disso, é fundamental analisar corretamente os indicadores da farmácia e contratar profissionais qualificados para compor a equipe de vendas.

Ascoferj: Para finalizar, poderia revelar quais são os projetos e novidades da Retiro?
Adriano: Planejamos inaugurar cinco lojas ainda em 2025 e reformar outras. Nosso objetivo é abrir uma unidade por mês em outros municípios. Recentemente, lançamos nosso novo e-commerce e desejamos estar presentes em outras plataformas digitais. Nossa meta é que o e-commerce da Retiro se torne o ambiente digital mais visitado do Sul Fluminense.