Drogarias Max ultrapassam 140 lojas no Rio de Janeiro e alcançam faturamento histórico

Franquia genuinamente carioca também conquistou o 11º Selo de Excelência em Franchising da ABF em 2025.
Drogarias Max ultrapassam 140 lojas no Rio de Janeiro e alcançam faturamento histórico
Foto: Em entrevista exclusiva, Fábio Pinto, presidente das Drogarias Max, revelou os projetos da franquia

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelou que a receita do setor de franquias aumentou, em 2024, de R$ 54 bilhões para R$ 61 bilhões. Já o faturamento cresceu ainda mais, 15,8%, passando de R$ 105 bilhões para R$ 121 bilhões. A seguir, compartilhamos a história de uma franquia icônica do Rio de Janeiro.

Espaço publicitário

As Drogarias Max são a primeira franquia de farmácias do Brasil associada à ABF. Com mais de 42 anos de mercado, a rede foi fundada pelos empresários Marlécio Abreu, Francisco Veras, João Vargas e Luiz Carlos, e possui uma ampla base sólida. Atualmente, está em expansão e já conta com mais de 140 lojas em todo o estado do Rio de Janeiro, que, juntas, faturam mais de R$ 400 milhões por ano.

Leia: Como a IA está transformando a experiência do consumidor

Fábio Pinto, presidente das Drogarias Max, foi entrevistado pela Ascoferj e falou sobre o projeto de expansão para outros estados do Brasil e as conquistas da rede, como, por exemplo, o 11º Selo de Excelência em Franchising concedido pela ABF no início deste ano. Leia a entrevista abaixo:

Ascoferj: Poderia revelar para a gente quais são os fatores que contribuem para a construção de uma marca forte?

Fábio: Para que uma franquia tenha uma marca forte, é necessário desenvolver estratégias que gerem impacto significativo sobre o negócio da farmácia. A franquia das Drogarias Max, por exemplo, gera valor para seus franqueados por meio de uma robusta estrutura comercial e de um portfólio de serviços. A construção da nossa identidade perante o consumidor é uma consequência desse ecossistema. Realizamos ações comerciais e promocionais em regiões específicas, desenvolvemos encartes competitivos e fazemos divulgações nas mídias digitais com o objetivo de fixar nossa marca na memória do público.

Ascoferj: Fábio, quais são as principais novidades da Max?

Fábio: Potencializar as vendas nos canais digitais, como o e-commerce, o WhatsApp e o iFood, visando levar mais clientes para as nossas lojas. Também temos como objetivo avançar cada vez mais na automação das compras das nossas lojas, por meio do nosso portal de compras.

Foto: Ambiente digital é um dos focos da Max

Ascoferj: Neste ano, as Drogarias Max receberam o 11º Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Como vocês reagiram à notícia?

Fábio: A ABF realizou uma ampla pesquisa com os franqueados das franquias associadas. Foram avaliados o suporte e o treinamento da franquia, a qualidade do modelo de negócio, a transparência na relação com franqueados e sua satisfação geral. Felizmente, as Drogarias Max conquistaram, pelo 11º ano consecutivo, esse selo. Atribuímos essa conquista aos serviços que oferecemos aos nossos clientes. Ficamos muito felizes com o prêmio e faremos todos os esforços necessários para que tenhamos o 12º Selo em 2026.

Ascoferj: Fábio, você acredita que as condições comerciais são os pontos fortes da Max?

Fábio: Sem dúvida, é um dos nossos pontos fortes! Temos vários parceiros de negócio que oferecem excelentes condições comerciais, as quais, individualmente, um proprietário de farmácia teria maior dificuldade em negociar. Nosso foco é comprar melhor para vender mais.

Ascoferj: As Drogarias Max estão consolidadas no Rio de Janeiro. Agora, a franquia está com um plano de expansão para outras regiões do Brasil. Poderia revelar para a gente quais estados planejam entrar?

Fábio: Nós entendemos que existem muitas oportunidades de negócios fora do Rio. Planejamos expandir para Minas Gerais e Espírito Santo.

Ascoferj: Fábio, a Max tem algum projeto para o futuro?

Fábio: Lançaremos um programa de fidelidade para os clientes das lojas de nossos franqueados. O objetivo é aumentar as vendas por meio de uma política de preços inteligente, aumentando a capacidade de captação e retenção dos consumidores das nossas farmácias.

Ascoferj: Para finalizar, qual conselho você daria para um empresário que está com dificuldades em fazer a gestão da farmácia?

Fábio: Eu diria para esse empresário contar com o apoio de uma franquia especializada no mercado farmacêutico. As Drogarias Max, por exemplo, cuidam da gestão das farmácias, desenvolvem estratégias de acordo com a região onde o negócio está localizado e negociam as melhores taxas com as operadoras de máquinas de cartão de crédito, visando reduzir os custos dos franqueados.

Leia também: Justiça concede liminar à Ascoferj para garantir a liberdade profissional e econômica

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Bandeiras oferecerão diversos benefícios, como desconto em farmácia, plano de saúde, plano odontológico e seguro de vida....
Com Vitamina C, Niacinamida e Ácido Hialurônico, o produto multifuncional garante tratamento dermatológico e efeito tonalizante de maquiagem....
Durante a Semana da Imunização, Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo terão uma cobertura imunológica ampla, com mais de 15 opções de vacinas....
Unidade conta com um mix variado de produtos, incluindo itens de perfumaria e cosméticos....
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 14 de maio....
Linx Big Farma garante integração com o sistema e ajuda farmácias e drogarias a evitarem multas e irregularidades....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Você é associado Ascoferj?

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.