Comércio online faturou R$ 23,6 bilhões no primeiro semestre

shutterstock

De acordo com o EBit/Nielsen, a alta foi de 12,1%, comparado ao mesmo período do ano passado. O setor de saúde e beleza ficou, pela primeira vez, com a liderança: 15% do total de pedidos. O resultado só não foi maior por conta da greve dos caminhoneiros, que rendeu prejuízo de R$ 407 milhões. Para o próximo ano, a expectativa de crescimento do setor é de 12%.

Segundo o professor de Marketing do curso de Administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Artur Motta, as pessoas estão comprando cada vez mais pela internet. “Essa é uma tendência mundial. Quando falamos de ‘comprando mais’, devemos entender que ainda temos uma base pequena de consumidores com o hábito do e-commerce, seja pelo acesso restrito à internet, seja pelas alternativas disponíveis”, comentou.

O e-commerce se apresenta com um novo modelo, que está ocasionando uma grande mudança na sociedade. Há estudos que comprovam que varejistas com mais canais de acesso – loja física e online, por exemplo –, costumam deter maior fidelidade, maior tíquete médio do mesmo cliente e maior frequência de compra.

No contexto econômico, o comércio eletrônico abre espaço para que os varejistas expandam suas operações atendendo a novos mercados. “A oferta e a concorrência acabam ficando mais acirradas. Há uma movimentação em todo o ecossistema que precisa rever a logística da entrega, as formas de pagamento – priorizando os meios eletrônicos –, a estratégia de comunicação da marca etc.”, acrescenta o professor.

De acordo com o Motta, o e-commerce deve ser desenvolvido pensando nas necessidades do cliente em termos de produto, informação, formas de pagamento, serviços adicionais e expectativa de entrega. Hoje em dia, o maior índice de insatisfação dos clientes é com a entrega dos produtos – tempo e acondicionamento são os principais – e isso pode gerar fidelização ou perda de clientes.

“Uma farmácia deve lidar com as insatisfações do cliente de forma rápida e individualizada, pois é isso que o cliente espera do atendimento. Hoje há vários parceiros para auxiliar no desenvolvimento de plataformas de e-commerce. Recomendo que a farmácia procure ajuda especializada, pois ela deve entender que um e-commerce não é apenas a expansão do seu negócio, mas um novo negócio, 24 horas por dia, 7 dias por semana, exposto ao mundo inteiro e com peculiaridades específicas”, finaliza.

Recentemente, a Ascoferj firmou parceria com a WebFarmas, uma empresa de desenvolvimento de e-commerce para pequenos negócios. Clique aqui para saber como funciona essa parceria.

Fonte: Ascoferj

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.