Guia da farmácia
Na nova etapa, os farmacêuticos e colaboradores assistiram aos treinamentos na própria TV Farma, via satélite
O Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral (SINAMM), que vem sendo implantado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), já atingiu cerca de mil farmácias, 18 mil farmacêuticos e 25 mil colaboradores em treinamentos realizados durante o primeiro ciclo. Em janeiro último, a entidade iniciou a segunda etapa do sistema. Conforme o entendimento da Anfarmag, os farmacêuticos e colaboradores passam a perceber, a partir dos treinamentos, a importância de adotar as práticas recomendadas pela legislação da Anvisa.
O primeiro ciclo, por exemplo, incluiu estudos biofarmacêuticos para critérios de escolha de excipientes de cápsulas, banco de dados com fichas de referência para insumos farmacêuticos e modelos atualizados de procedimentos operacionais. Já o segundo ciclo, engloba a recém-editada resolução 87/ 2008, da Anvisa, além da 67/ 2007. A resolução publicada no ano passado prevê a retirada da obrigatoriedade da análise de diluídos e autorização para o farmacêutico prescrever e indicar produtos manipulados que não exigem prescrição médica.
Uma das novidades da nova etapa é a possibilidade de os farmacêuticos e colaboradores assistirem aos treinamentos na própria farmácia por meio da TV Farma, via satélite, além de cada programa ter pontuação própria acumulada conforme o cumprimento das atividades.
Cerca de 1.025 avaliações já foram feitas por farmacêuticos no segundo ciclo – mais de 90% deles conseguiram superar a média 7,0. Mais de 1.801 foram feitas por colaboradores – cerca de 96% obtiveram nota igual ou superior a 7,0. Os ministrantes já responderam ao menos 90 perguntas por meio do banco de perguntas e respostas disponibilizado no webdesk da Anfarmag.