Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Entenda as três categorias que definem os índices de reajuste para os medicamentos

O reajuste de preços autorizado pelo Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) tem valor médio de 4,59%, mas varia entre três categorias diferenciadas de medicamentos. Elas e seus respectivos índices são definidos segundo o nível de competição dos medicamentos nos mercados, a partir do grau de participação dos genéricos nas vendas. Quanto maior a presença dos genéricos, maior a concorrência no setor e menores os ganhos de cada empresa, o que eleva o repasse inflacionário ao consumidor. Confira as três categorias, e os índices de reajuste que serão aplicados nos medicamentos a partir de 31 de março de 2013: o Categoria 1: É a categoria que tem maior participação de genéricos (genéricos têm faturamento igual ou superior a 20%) e, portanto, um teto mais alto de reajuste: 6,31%; o Categoria 2: É a categoria que tem participação média de genéricos (representam entre 15% e 20% do faturamento) e, portanto, um teto de reajuste médio: 4,5%; o Categoria 3: É a categoria com menor participação de genéricos (inferior a 15% do faturamento) e, portanto, menor concorrência de mercado e mais baixo índice de reajuste: 2,7%. O reajuste de preços afetará todos os medicamentos que têm o preço tabelado pelo Governo, inclusive os genéricos. Portanto, é uma medida que afeta o varejo como um todo: tanto os PDVs, que precisam se preparar com rapidez para oferecer os preços corretos e não ter prejuízos, como também os consumidores, que sentirão no bolso a diferença, em especial aqueles que necessitam de remédios de uso contínuo. Fonte: Guia da Farmácia Online

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Comunicado importante

Informamos que, excepcionalmente, nos dias 9 de fevereiro, das 8h às 16h, e 12 de fevereiro, das 13h às 17h, a Ascoferj funcionará remotamente.

👉 Nossa equipe estará disponível para atendê-los por meio do telefone: (21) 98399-0146.

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.