Espírito Santo participa de Comitê Federal que define lista de medicamentos essenciais

Maxpress

O Espírito Santo foi o Estado escolhido para representar o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Comare). Isso significa que o Estado vai participar, em nível nacional, da definição da lista de medicamentos essenciais e orientar as prioridades de investimento na assistência farmacêutica.
 
Segundo o gerente estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Silvio Machado, o convite para fazer parte da comissão foi um reconhecimento do Conass pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado. "O Espírito santo é considerado modelo nesta área e alcança níveis de excelência desde a implantação da Política de Assistência Farmacêutica Estadual, há três anos", afirma o gerente.
 
A profissional escolhida pela Sesa para representar o Conass na Comissão foi a presidente da Comissão Estadual de Farmacologia e Terapêutica, Elizoneth Sessa, que também é ligada à Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf). Fazem parte da Comare diversas instituições federais, dentre as quais o Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública, o Conselho Federal de Farmácia e as universidades federais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Minas Gerais e de Brasília.
 
De acordo com Sílvio Machado, com a elaboração da Relação Estadual de Medicamentos Essenciais e Excepcionais (Rememe), em 2007, o Espírito Santo passou a ser o Estado com o maior número de medicamentos disponíveis e o maior alcance na rede pública de todo o País. "O programa garante 99% de cobertura nas farmácias da rede estadual e tem 179 medicamentos excepcionais dispensados, que são usados no tratamento de doenças como osteoporose, esquizofrenia refratária, doença de Parkinson e mal de Alzheimer, hepatite, asma grave, entre outros problemas de saúde", completou o gerente.
 
Farmácia Cidadã

A Sesa, por meio da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf), também inaugurou um novo conceito de farmácia pública, a Farmácia Cidadã. Trata-se de um moderno sistema de disponibilização de medicamentos excepcionais, com diversos diferenciais e vantagens. "É uma estrutura com ambiente humanizado e qualidade total na prestação do serviço", cita Sílvio Machado.
 
Segundo ele, outro benefício do modelo da Farmácia Cidadã é a informatização do sistema, que permite dar agilidade e modernizar o atendimento. Com um login e uma senha, o usuário pode acompanhar pela Internet a situação do seu processo. Além disso, os profissionais da Farmácia podem controlar de modo adequado o estoque e as informações dos pacientes pelo computador e enviar informações até por torpedo, via telefone celular.
 
Atualmente, o Estado possui duas farmácias nesses moldes: A Farmácia Cidadã Metropolitana, que funciona no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano Juliano Almeida do Valle, em Cariacica, e outra em Linhares, inaugurada em dezembro último. Outras quatro – em Colatina, São Mateus, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim – estão se adequando e mais quatro serão constr

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.