Estratégias para expandir um negócio no mundo digital

Marketplace reúne produtos para oferecer aos consumidores e pode atrair mais tráfego de visitantes.
Estratégias para expandir um negócio no mundo digital
Foto: Divulgação

Se você está considerando expandir seu negócio online, pode se deparar com a decisão entre criar um e-commerce próprio ou vender em um marketplace. No cenário digital, os termos “marketplace” e “e-commerce” são frequentemente confundidos, mas representam modelos de negócios distintos com vantagens específicas. Entender essas diferenças é crucial para empresas que buscam maximizar suas oportunidades de vendas online.

Leia: Revolução da inteligência artificial no comportamento do consumidor

O e-commerce refere-se a lojas online de uma única empresa que vendem diretamente aos consumidores. Este modelo oferece controle total sobre o branding, a experiência do cliente e as margens de lucro. Em 2023, o e-commerce na América Latina movimentou US$ 509 bilhões em vendas, com previsão de alcançar US$ 870 bilhões em 2026, de acordo com o estudo do PagSeguro “E-commerce and Payment Landscape in Latin America“. Essa crescente movimentação destaca a importância e o potencial desse mercado.

Por outro lado, o marketplace é uma plataforma que reúne múltiplos vendedores para oferecer seus produtos aos consumidores. Este modelo atrai mais tráfego de visitantes devido à variedade de produtos e oferece escalabilidade sem o ônus de gerenciar inventário próprio. Além disso, marketplaces investem fortemente em marketing e otimização de mecanismos de busca (SEO), soluções integradas de pagamento e logística.

Atualmente, cerca de 40% dos gastos globais com e-commerce são realizados em marketplaces, e dez players representam 70% do valor bruto da mercadoria (GMV) processado online, com cada um processando mais de US$ 20 bilhões em GMV.

A tendência de crescimento dos e-marketplaces acentuou-se durante a pandemia, e mesmo após o fim das restrições, o comércio eletrônico parece ter ganhado um espaço próprio. Dados do Webretailer indicam que, em 2025, as compras online representarão 23,6% do consumo global, alcançando um valor de US$ 7 trilhões. Isso evidencia a força e a importância dos marketplaces no futuro do comércio eletrônico.

Em medicamentos, vitaminas, suplementos, maquiagem, cuidados infantis, higiene, entre outros tipos de produtos da área farmacêutica, o Farmácias APP se destaca como uma alternativa para os estabelecimentos oferecerem as melhores opções aos consumidores, a partir da gama de farmácias da região onde moram.

Pensando em como melhorar as estratégias e as condições de competitividade no mercado, a plataforma pode ser utilizada tanto por estabelecimentos que possuem um sistema digital mais simples quanto pelas farmácias que possuem um sistema mais desenvolvido, no qual é possível conectar as plataformas. Atualmente, são mais de 4.000 estabelecimentos cadastrados em todo o Brasil, com presença em mais de 900 cidades, em 24 estados e no Distrito Federal, e mais de 2 milhões de downloads nas lojas de aplicativos.

Leia também: Neurociência ganha papel cada vez mais importante no varejo farmacêutico

Seja com marketplace ou e-commerce, ambos oferecem caminhos robustos para o sucesso no comércio digital. Avaliar as vantagens específicas de cada modelo pode ajudar empresas a tomar decisões informadas e estratégicas para prosperar no competitivo mundo online.

Texto de Rodrigo Carvalho, gerente-geral de Tecnologia do Farmácias APP.

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Unidade conta com um mix variado de produtos, incluindo itens de perfumaria e cosméticos....
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 14 de maio....
Linx Big Farma garante integração com o sistema e ajuda farmácias e drogarias a evitarem multas e irregularidades....
Anúncio foi feito durante a festa de premiação e coroou, pela segunda vez, a rede de drogarias como a preferida dos cariocas....
Estudo da NÓS — Inteligência e Inovação Social destaca a importância da identificação, do afeto e da presença real nas decisões de compra....
Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Você é associado Ascoferj?

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.