Estudo constata que depressão compromete sexualidade feminina

Portal Abril

A depressão compromete a vida sexual da mulher. Para piorar, o tratamento com antidepressivos pode também causar diminuição da libido. Segundo pesquisa do Instituto Nielsen, cerca de 41% das pessoas param de tomar remédios para a doença por causa de efeitos colaterais. No Brasil, estima-se que 17 milhões de pessoas tenham depressão, que acomete duas mulheres para cada homem.

“Na mulher, ela é mais longa e os quadros são mais crônicos e recorrentes. É possível que entre os homens a doença seja subdiagnosticada”, diz a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Uma das razões são as flutuações hormonais – os períodos de oscilação dos hormônios, como ciclo menstrual, gravidez, pós-parto e menopausa coincidem com os picos de incidência.

Além da tristeza, da diminuição do interesse pelas atividades diárias e de sintomas que se repetem por pelo menos duas semanas, Carmita explica que a depressão afeta a produção e a liberação de hormônios sexuais, o que interfere na libido. Metade das pacientes que procuram o ProSex tem baixo desejo sexual. Delas, 40% estão ou já estiveram em tratamento para depressão. Em outro estudo, o ‘Mosaico Brasil’, 22,6% das mulheres de 41 a 50 anos que estavam em tratamento para a doença se queixaram de inibição de excitação sexual, ante 15,4% entre as que não estavam.

Além disso, segundo Carmita, estudos mostram que a disfunção sexual atinge de 30% a 70% dos pacientes que tomam antidepressivos, sendo essa uma das causas de abandono do medicamento. “Mesmo quando o tratamento é feito, ainda assim a libido pode estar comprometida, por resíduos da depressão, outras doenças ou efeito colateral do antidepressivo.”

Uma nova geração de medicamento promete mudar esses números. Estudos feitos com a desvenlafaxina, que chegou ao mercado em março como Pristiq, demonstraram menos efeitos colaterais, como alteração de peso ou diminuição da libido, e menor chance de interação medicamentosa, afirma a gerente médica de Saúde Mental da Wyeth Indústria Farmacêutica, Cláudia Gasparian. No Brasil, cerca de 3 mil pacientes estão em tratamento com o produto.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.