Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Expo Pharma 2012 supera próprio sucesso investindo em HPC e capacitação de farmacêuticos

De 16 a 18 de maio, o Centro de Convenções SulAmérica, no Rio, ficou lotado de empresários, gestores de farmácias e drogarias e farmacêuticos. A Expo Pharma 2012 trouxe inovação, lançamentos, capacitação e a oportunidade de excelentes negócios. A Ascoferj, como de praxe, montou um estande na feira para divulgar benefícios e serviços para associados, além de manter equipes do Jurídico e de Regularização de Empresas de plantão para tirar dúvidas dos visitantes.

"" Estande da Ascoferj na feira
"" Consultoria jurídica e de regularização das empresas durante o evento, gratuitamente.

Espaço reservado para o setor de HPC Um das apostas da organização do evento foi reservar parte da área de exposição para o segmento da higiene, perfumaria e cosméticos (HPC). Segundo Fátima Facuri, diretora da Open Brasil Promoções e Eventos, esse era um caminho esperado, uma resposta ao crescimento desse mercado no Brasil. "O país ocupa hoje o segundo lugar em consumo desses produtos, e o canal farma tem um grande potencial como ponto de venda. Nossa ideia foi tornar mais próxima essa relação entre o varejo e a indústria e tivemos a grata surpresa de contarmos, inclusive, com lançamentos na feira", revela.

"" Record de público

Entre as empresas do setor, o público pôde visitar vários estandes, entre eles o da Colgate, Procter e Gamble, Embelleze, Niely e Vita A. O atacado foi representado pela Zamboni, que montou uma Farmácia Modelo. Luiz Jorge, diretor comercial da Zamboni Cosméticos, considerou positiva a iniciativa: "Nossa empresa investe na layoutização dos clientes e no treinamento das equipes, mas essa aproximação com o varejo na feira é muito proveitosa. No Rio, o faturamento com HPC em farmácias e drogarias já está em torno de 35%". Várias empresas participaram pela primeira vez da Expo Pharma, entre elas a peruana Hersil, uma empresa de 47 anos e que já atua em 27 países, incluindo Américas do Sul e Norte, Europa, Ásia e até Oceania. Segundo Mark Silva Dellaha, diretor da farmacêutica, a crise europeia impulsionou a vinda para o Brasil. A feira foi o primeiro contato com o varejo e o atacado brasileiros e ele salientou a importância do evento conter todos os players do mercado, o que possibilitará à Hersil entrar no Brasil com preços competitivos, principalmente para os setores do governo.

"" Edição de 2013 já está vendida, segundo organizadores

Também presente, a Nestlé deu destaque ao complemento alimentar Nutren Kids e ao Fiber Mais Flora, para o equilíbrio intestinal. O gerente de nutrição infantil, André Alvim, lembrou que foi o terceiro ano de participação no evento, que nesta edição estava maior, e uma excelente oportunidade para fortalecer a marca e tirar dúvidas dos clientes. Para a distribuição os três dias também foram de muito trabalho. Panarello, Prosper, Santa Cruz, Rio Drog’s, Playvender, Carta Fabril, Rio Marcas, Jormargil, entre outras, levaram equipes motivadas e prontas para oferecer negócios especiais ao varejo. Jony Souza, diretor da Emefarma Rio, percebeu grande crescimento de público, tanto em número quanto em qualidade. "Os empresários estão mais focados e a aproximação com os profissionais farmacêuticos, com o congresso, também fez a diferença", afirmou. No varejo, as mineiras Farmanossa e Drogaminas dividiram espaço com as redes Viva Mais, Ofertão/Guanabara e a CityFarma. Michael Mandarino aprovou mais uma vez o evento. "Fizemos muitos contatos, recebemos muitos de nossos parceiros e, principalmente, mostramos nossa marca e prospectamos. A feira foi muito positiva para nós", garantiu o presidente da associativista CityFarma. Congresso científico traz como tema central a terceira idade  O crescimento da população da terceira idade no Brasil e a adequação da assistência farmacêutica a esta faixa etária tão diferenciada foi o tema do 4º Congresso Científico do Mercado Farmacêutico, realizado de 16 a 18 de maio, paralelamente à Expo Pharma 2012. O presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins, esteve na mesa de abertura e fez um breve discurso, agradecendo a presença de todos e destacando que o congresso tinha com objetivo levar conhecimento, promover a troca de experiências e possibilitar que os profissionais do setor agregassem valor ao currículo. O congresso contou com a participação de dois palestrantes internacionais, Manuel Machuca, da Espanha, e Jorge Aperta, de Portugal. Segundo eles, há grandes diferenças entre o varejo farma do Brasil e da Europa, mas a assistência ao idoso deve ser a mesma, em qualquer lugar. A opinião foi reforçada por todos os palestrantes, independente do ponto de vista abordado: idoso precisa de atenção, muita conversa e conhecimento multidisciplinar. Outras autoridades importantes marcaram presença na abertura do congresso, como o delegado da Delegacia do Consumidor (Decon), Paulo Roberto Lima de Freitas, o responsável pela Unidade de Farmacovigilância do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Magalhães Chrispim, e o representante da Visa Municipal, Paulo Maurício Ballado. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) concedeu total apoio à feira e ao congresso, tanto que realizou, durante o evento, a sua 395ª Plenária. O presidente da entidade, Walter Jorge João, fez o discurso de abertura do congresso. A ABCFARMA e Anfarmag Rio também marcaram presença. O presidente da Associação dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (Afaerj), Marcus Athila, um dos membros da comissão científica do congresso, disse que o encontro superou expectativas, com palestras sempre lotadas e cumprindo o objetivo de ver surgir uma nova geração farmacêutica. Veja a cobertura completa na próxima edição da Revista da Farmácia

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.