[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Há mais de 25 anos no mercado, a franqueadora Farma & Farma, de Itajaí (SC), possui atualmente mais de 160 unidades em 16 estados brasileiros. O crescimento ocorre acima da média – é quase o dobro da concorrência (outras redes, farmácias de cooperativas e comuns).
De forma geral, o varejo farma cresceu 10,8% em 2021, alcançando a marca de R$ 152,1 bilhões em faturamento, superando o ano anterior, que foi de R$ 137,3 bilhões, segundo a IQVIA. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) confirma que o mercado cresce na faixa de dois dígitos e muito acima do PIB.
A Farma & Farma possui três Selos de Excelência (2019/2020/2022) da ABF. “A conquista do terceiro selo em 2022 é resultado de três fatores: a satisfação dos franqueados com a franqueadora, o suporte da franqueadora aos franqueados e a performance econômica das unidades franqueadas”, afirma Rinaldo Ferreira, presidente da rede.
A empresa facilita, através do portal de compras, a negociação das franqueadas com farmacêuticas. Aos clientes, oferece o programa de descontos. “O programa é um diferencial enorme em nossa região, pois outras farmácias não têm. É um grande benefício ao cliente. E o portal de compras nos dá um poder maior de negociação e uma margem melhor de lucratividade, isto sem deixar de dar desconto ao cliente”, explica Antônia do Carmo, franqueada em Várzea Nova, na Bahia.
Veja também: Farmácias de Santa Catarina vendem 51% mais produtos voltados a bebês e crianças no último ano
Fonte: Revista da Farmácia