Farmácias ainda terão que se ajustarFarmácias ainda terão que se ajustar

Dirio de Cuiabá

Representantes do Ministério Público Estadual (MPE) deverão se reunir ainda este mês com farmacêuticos de Poconé (110 quilômetros de Cuiabá) para discutir as adequações determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na resolução nº 80/2006, que regulamenta a comercialização de medicamentos fracionados. Uma decisão unânime da 4ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, expedida em fevereiro, obriga as farmácias e drogarias do município a disponibilizarem remédios fracionados, atendendo a quantidade específica prescrita nas receitas médicas.
 
Para cumprir a decisão, os proprietários dos estabelecimentos comerciais do ramo terão que cumprir a resolução que, dentre outras determinações, exige que esses medicamentos sejam comercializados em embalagens específicas, que o fracionamento seja feito por um farmacêutico e que o estabelecimento tenha um local específico para acondicionar esses medicamentos.
 
Conforme o promotor de Justiça de Poconé, Rinaldo Segundo, a decisão é inédita no país. “Fizemos uma pesquisa e constatamos que nenhuma outra cidade fez a mesma ação. Por ser a primeira vez que a Justiça obriga o fracionamento de medicamentos, a ação poderá abrir precedentes para que promotorias de outras cidades tenham a mesma iniciativa, acredita.
 
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos, Ricardo Cristaldo, diz que a venda fracionada pode implicar inicialmente em mais gastos para os comerciantes do ramo. “Não tem como ele vender esse tipo de medicamento de uma hora para outra. Tem toda uma adequação da Anvisa, e quem paga pelo ônus são os proprietários dos estabelecimentos”, salienta.
 
Entretanto, frisa Rinaldo, a questão do fracionamento é importante porque vai afetar positivamente o consumidor em dois fatores: economia e saúde. “A pessoa que adquiria um remédio além do que desejava, acabava gastando mais do que o necessário, e ainda corria o risco da automedicação ou intoxicação com o estoque do produto. Com a decisão, o consumidor pode comprar realmente o que vai usar”.
 
Conforme o representante do Ministério Público, a resolução nº 80/2006 da Anvisa faculta – e não obriga – aos estabelecimentos comerciais a venda de medicamentos de forma fracionada, o que explica o desinteresse da indústria farmacêutica. No entanto, diz o promotor, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é superior à resolução. “O artigo nº 39, inciso 1, diz que nenhum consumidor é obrigado a comprar um produto além do que deseja”.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Entre os dias 30/04 e 05/05, compras realizadas no site da rede, na cidade do Rio de Janeiro, terão 15% de desconto....
Rede prepara experiências exclusivas em suas lojas e ações promocionais com grandes marcas para receber fãs que chegam ao Rio....
Novo modelo conecta empresas, colaboradores e serviços de saúde em uma jornada focada na prevenção de doenças....
Medicamento apresenta resultados sem precedentes no controle das taxas de açúcar no sangue e na perda de peso no tratamento do diabetes tipo 2....
Franquia genuinamente carioca também conquistou o 11º Selo de Excelência em Franchising da ABF em 2025....
Bandeiras oferecerão diversos benefícios, como desconto em farmácia, plano de saúde, plano odontológico e seguro de vida....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição