Farmácias independentes apostam em plataformas de e-commerce descentralizados

e-commerce key on a white keyboard closeup. E-commerce concept image.
ads-728x90-2.webp

O setor de saúde, cosméticos e perfumaria liderou em volume de pedidos online no primeiro semestre de 2018, com um aumento de 45% em seu faturamento comparado ao ano passado, segundo o relatório WebShoppers 38.  Do total deste faturamento, 3.4% foi referente à taxa de frete cobrada nas vendas considerando o tempo de entrega do produto nas capitais equivalente a 2 dias.

Até o início desse ano, redes associativistas, franqueadas e farmácias independentes ficaram fora desse mercado, por questões regulatórias da Anvisa. A agência permite que cada rede possua apenas um site, o que não contemplaria a realidade dessas redes visto que cada loja possui seus próprios preços e estoque. Graças à evolução da tecnologia, essas farmácias começaram a ingressar no mundo do comércio eletrônico adotando plataformas de e-commerce descentralizados, que baseada na localização do comprador, permite que a loja mais próxima da rede atenda o cliente.

Essas plataformas permitem que as farmácias explorem sua região, tirando benefícios do marketing e dependendo cada vez menos dos seus pontos físicos e estruturas pesadas. Basicamente, cada loja atenderá o cliente mais próximo, exibindo seus próprios preços e usando sua logística atual. As plataformas se integram diretamente com o sistema de gestão da loja, que também poderá decidir seu raio de entrega, horário de funcionamento e regras de frete.

Pedro Antunes, diretor da WebFarmas, startup que trabalha com o conceito de descentralização do e-commerce, afirma que o setor está passando por uma transformação digital: “As franqueadoras entenderam que necessitam de um canal de vendas on-line para que seu marketing efetivamente se converta em vendas para seus franqueados e não fique apenas em fortalecimento da marca. Assim como farmácias independentes estão se reinventando com cada vez menos funcionários, aumentando seu raio de entrega e ficando mais independente do seu ponto físico , resultando em um aumento bastante considerável nas vendas”.

A tendência para o próximo ano é que o setor mantenha a liderança em volume de pedido no comércio eletrônico com a entrada de novas farmácias no mundo digital em todo o país. A competição entre as redes pode ficar ainda mais acirrada com a oferta de cada vez mais diferenciais competitivos oferecidos para seus franqueados. Segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), o reajuste anual de preços dos medicamentos está previsto para uma alta de 4,45%. Com essa projeção, o consumidor tende a ficar mais exigente e criterioso, buscando por melhores opções nos canais digitais.

Website: http://www.webfarmas.com

Fonte: Exame

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Ascoferj manifesta seu pesar pelo falecimento de um ícone do mercado farmacêutico brasileiro....
Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição