A Farmarcas, que administra redes associativas de farmácias, está projetando um grande crescimento para 2020 depois de ter atingido as metas em 2019. Os dados foram apresentados durante o Conexão Farmarcas, que aconteceu em 21 de novembro, em São Paulo.
O diretor geral da Farmarcas, Paulo Costa, foi o apresentador do evento e falou sobre as projeções para o próximo ano. “É fundamental que o mercado entenda a estrutura que se tem e como se executa os propósitos e valores, pois assim se percebe que, apesar dos altos índices, o crescimento que temos é sustentável”.
Apresentação dos dados de 2019
O crescimento da quantidade de lojas foi bastante expressivo – no início do ano eram 880 e, até o dia do evento, eram 1.067 com previsão de 1.112 até o fim do ano. Foram aproximadamente 230 lojas a mais, contra 180 em 2018.
“Esse número alto de abertura está diretamente relacionado aos resultados apresentados pelas nossas lojas. A satisfação dos proprietários é um dos nossos principais motivadores para o crescimento”, revela Costa.
Além disso, houve um crescimento no faturamento. Em relação aos últimos 12 meses, terminados em outubro de 2019, e o mesmo período em 2018, houve um aumento de 44,86%.
“A projeção é fechar o ano com as lojas das redes movimentando entre R$ 3 ou 3,1 bilhões. Em outubro do ano passado, as lojas tinham faturado R$1,9 bilhões e, neste ano, até o mesmo período, já foram R$2,8 bilhões, o que mostra que é um objetivo totalmente factível”, comenta o diretor-geral.
Outro ponto revelado no evento foi o lucro líquido das farmácias acima de 10%.
Objetivos para 2020
Para o próximo ano, a vontade é terminá-lo com 1.365 lojas (e 2.022 até 2022). Também querem que o faturamento cresça para R$ 4 bilhões, ou seja, 33% acima de 2019. E também manter o lucro superior a 10%.
Costa conclui que um dos principais objetivos é consolidar a Farmarcas como o quarto maior grupo do varejo farmacêutico nacional. “Para tanto traçamos um planejamento bem estruturado que faz com que todas as nossas áreas estejam focadas em oferecer os melhores resultados para as lojas de nossas redes”.
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Fonte: Revista da Farmácia