Farmácia e construção ampliam marca própria

DCI

As marcas próprias estão em crescente expansão – além da previsão de fechar o ano com participação de mercado de 9% (contra 7% no ano passado), elas começam a ganhar espaço em setores em que sua presença era pouco conhecida, como as farmácias.

A rede de farmácias Panvel, que opera na Região Sul do País, aproveita a crise para expandir ainda mais a sua linha de produtos. Segundo o diretor de Marketing, Julio Mottin Neto, o crescimento do primeiro trimestre (comparado com 2008) foi de 25%. "Preços mais baratos e grande volume de lançamento – ao todo duas linhas de produtos, com 29 itens – alavancaram as vendas de produtos com marca própria", disse ao DCI.

Para alimentar suas vendas, a varejista produz 65% de sua marca própria no Laboratório Lifar. A exceção são as linhas produtos descartáveis, que são terceirizadas. "Nosso negócio se expandiu. Já fornecemos produtos para o Supermercado Dia, do Grupo Carrefour, e para a Amway, que faz venda direta. Somente o laboratório cresce 20% ao ano".

Na visão de Mottin, o crescimento tem duas causas: a baixa concorrência no setor e o fato de ter seu próprio varejo: "Temos todas as estatísticas do que o cliente procura e isso facilita a fabricação de novos produtos". Ele lembra que o maior custo da empresa é o design de embalagens – cerca de R$ 300 mil por ano.

A rede farmacêutica também aposta na internet para vender seus artigos de higiene e beleza, que somam 400. Segundo Mottin, as entregas das vendas via computador acontecem em todo o país. "Criamos submarcas para ganhar volume de venda. Já há clientes encomendando grandes volumes para fazer revenda, uma vez que os produtos chegam a custar 20% mais barato que a concorrência."

Crise é aliada

A presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), Neide Montesano, diz que o mercado de marcas próprias está em crescimento e tem como aliado a crise. "Em abril, tivemos informações dos varejistas de que o primeiro trimestre foi excelente, apesar de a maioria não ter fechado o balanço das marcas próprias", afirmou.

Para a presidente da Abmapro dois fatores levam o consumidor a optar por marcas de rede: "A crise acelera o processo de substituição. Alguns produtos chegam a ser até 20% mais baratos". O segundo motivo é que os produtos apresentam qualidade similar ao da marca líder: "Devemos fechar o ano com 9% do mercado e em volume de venda com a fatia de 20%", afirma.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.