Fator Brasil
Em 11 anos de genéricos, os consumidores brasileiros economizaram R$ 13,7 bilhões com a aquisição destes medicamentos no lugar do produto de marca, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos). A quebra de patentes de importantes medicamentos contribuirá para a conquista de 22% de participação no mercado total ainda em 2010.
A produção de novos genéricos injetará mais de R$ 800 milhões no mercado. “Os genéricos hoje representam 18% do número de medicamentos comercializados no Brasil e acreditamos que ainda existe muito espaço para crescimento, principalmente, ao se reforçar, cada vez mais, a comunicação em relação à eficácia e confiabilidade dos genéricos”, declara Messias Cavalcante, gerente de Marketing Genéricos da Medley Indústria Farmacêutica.
Mesmo em franca evolução, Cavalcante ressalta a necessidade de a população ter mais informação e acesso a esses medicamentos. “O crescimento do mercado confirma que ano após ano, as pessoas sentem-se mais habituadas a consumir os genéricos”, conclui o executivo.
Líder do setor de genéricos no país desde 2002, a Medley Indústria Farmacêutica, empresa do Grupo sanofi-aventis, conta atualmente com um portfolio de 131 produtos, entre eles os cinco genéricos mais consumidos e é líder em 13 das 20 substâncias mais vendidas no segmento.
O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (princípio ativo), na mesma dose, forma farmacêutica e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência. O genérico é o único que pode substituir o de referência, por apresentar os mesmos efeitos e a mesma segurança.