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Gestão da farmácia em 3 passos: o essencial para otimizar o negócio

Gestão de farmácia para otimizar o negócio
Foto: freepik

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Gestão é um passo fundamental para qualquer negócio e, em um varejo, engloba muitas tarefas: planejamento, escolha do ponto, gestão de pessoas, projetos de layout, conhecimento de mercado, valores, políticas da empresa, sustentabilidade, gestão financeira, desenvolvimento tecnológico, entre outros. 

Para o setor do varejo farmacêutico, além de todas as observâncias legais e sanitárias, conhecimento técnico e profissionalização, é necessário analisar os pontos responsáveis pelo rendimento e pela consolidação do estabelecimento.

“A gestão de farmácia tornou-se ainda mais desafiadora para os que desejam atender às demandas de uma sociedade cada vez mais protagonista de seu consumo. Isso porque, além de a rotina no balcão ser bem corrida para todos os colaboradores, o nível de exigência dos clientes atingiu um patamar mais elevado, motivado principalmente pela vida urbana agitada e as possibilidades de um mundo digitalizado”, afirma Oscar Bastos Jr, diretor de Varejo da InterPlayers.

Por este motivo, ele ensinou três passos básicos para garantir o controle e a eficiência dos negócios.

1 – Estoque e mix de produtos: em média, uma farmácia trabalha com um portfólio de 8 a 10 mil produtos, podendo chegar a 14 mil. Por isso, manter ofertas variadas e específicas é ponto essencial. 

O controle de estoque e vendas precisa ser eficaz, suportando a estrutura nos momentos de compra, no gerenciamento e controle financeiro do negócio, buscando o melhor acerto entre capacidade de compra e giro de venda.

2 – Atendimento experiente: os profissionais que atendem no balcão são o elo direto com o público de uma farmácia. Precisam ter habilidade para lidar com os diferentes tipos de clientes – demanda treinamento e técnica. 

3 – Serviços de saúde: como a presença do farmacêutico é essencial, é possível implantar um serviço de Assistência Farmacêutica e até a venda de serviços de Assistência Clínica, por exemplo.

“A farmácia mudou e não é mais vista apenas como um ponto de compra de medicamentos, mas sim como um hub de saúde, uma estratégia que atrai clientes e incrementa a receita pode ser desde serviços gratuitos como aferir pressão e verificar se os medicamentos do cliente estão sendo tomados corretamente até vender mais de 40 testes rápidos”, finaliza o executivo.

Veja também: Primeiros socorros para farmácias são tema de novo curso da Ascoferj

Fonte: Revista da Farmácia

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