O Grupo Profarma lançou seu Relatório de Sustentabilidade 2024, reafirmando o compromisso com a transparência, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. O documento traz os principais avanços da companhia nos pilares ESG, com resultados expressivos, iniciativas estratégicas e uma visão de longo prazo pautada em propósito, conexão com as comunidades e geração de valor.

A companhia obteve R$ 11,8 bilhões de receita bruta e consolidou sua presença em todos os estados do Brasil, por meio de suas empresas: Profarma Distribuição e Rede d1000, que, pelo segundo ano consecutivo, apresentou seu próprio relatório de sustentabilidade, conforme as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).
“Nosso crescimento vai além dos números. Ele reflete um modelo de negócio comprometido com as pessoas, a inclusão e o impacto social positivo. Consolidar presença nacional com responsabilidade e investir no desenvolvimento dos nossos colaboradores são pilares fundamentais da nossa atuação”, comenta Deborah Birmarcker, presidente do Instituto Profarma e diretora de ESG do Grupo Profarma.
Na agenda ambiental, a companhia também teve avanços e conquistou a nota B no Questionário Internacional de Mudanças Climáticas do CDP (Carbon Disclosure Project). Um dos seus maiores destaques foi o investimento em eficiência energética, com o uso de fontes renováveis. O número de CDs ecoeficientes foi ampliado, e a meta de abastecer mais de 70% das lojas da Rede d1000 com energia renovável foi alcançada. O Grupo Profarma investiu ainda na compensação das emissões, com 2.400 toneladas de CO₂ compensadas.
Leia também: Drogasmil e Farmalife estão com 50 vagas para subgerente farmacêutico e atendente de loja
Deborah explica: “Estamos apostando em uma gestão cada vez mais integrada aos princípios ESG. Pretendemos expandir nossa atuação com parceiros e comunidades, sempre com foco na criação de valor compartilhado e sustentável.”
Na frente social, a companhia promoveu transformações voltadas à equidade de gênero, valorização da diversidade e capacitação profissional. O Instituto Profarma impactou mais de 272 mil pessoas no Brasil com suas ações. Uma novidade foi a parceria com o Grupo Boticário, por meio do programa Empreendedoras da Beleza, que capacitou mulheres atendidas por ONGs parceiras, com o objetivo de fortalecer sua inserção no mercado de trabalho e promover autonomia financeira. Já a Rede d1000 repassou quase R$ 4 milhões ao UNICEF, ampliando essa parceria estratégica que beneficia crianças e adolescentes em mais de 2 mil municípios brasileiros.
No cuidado com os colaboradores, o Grupo Profarma incluiu o suporte à saúde física e mental, com programas de acompanhamento psicológico e campanhas de promoção da qualidade de vida. Além disso, apostou em uma plataforma de ensino a distância com cerca de 200 cursos, promoveu programas de desenvolvimento profissional e treinamentos, incluindo canais permanentes de escuta e apoio.

“Nossos avanços sociais são fruto de uma cultura corporativa que valoriza as pessoas. Promover equidade, inclusão e desenvolvimento é essencial para crescermos com propósito e deixarmos um legado sustentável para as próximas gerações”, afirma Lilian Kac, diretora de Cultura & Gestão de Gente e de Comunicação Institucional do Grupo Profarma.
Para ler os relatórios do Grupo Profarma e da Rede d1000, acesse: https://www.grupoprofarma.com.br/esg.