Hipertensão: Cortar sal pode tratar pressão alta resistente a remédios

Folha de S. Paulo

Pessoas que não conseguem controlar a pressão alta mesmo tomando vários medicamentos provavelmente estão consumindo sal em excesso. A conclusão é de um estudo publicado no periódico "Hypertension".
Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, constataram que pacientes com a chamada hipertensão resistente conseguiram controlar a pressão reduzindo a ingestão de sal.
No estudo, os cientistas acompanharam 12 pessoas com hipertensão resistente que alternaram dietas com altas (5,7 g) e baixas (1,15 g) quantidades diárias de sódio durante uma semana cada uma, com duas semanas de intervalo entre elas.

Os pacientes tinham, em média, uma pressão sistólica de 145,8 milímetros de mercúrio (a medida utilizada para medir a pressão) e a diastólica, de 83,9. Todos usavam mais de três medicamentos para controlar a pressão.
Com a baixa ingestão de sódio, a pressão ficou dentro dos níveis normais.
Segundo a OMS, a ingestão diária de sal não deve passar de cinco gramas. No Brasil, a média chega a 12.
"Além de reduzir o sal ao preparar os alimentos, é preciso prestar atenção aos produtos industrializados, como enlatados e molhos prontos", diz o cardiologista Marcus Malachias, diretor clínico do Instituto de Hipertensão Arterial de Minas Gerais.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes....
Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.