Gazeta Mercantil
Fundada em 1954, nos Estados Unidos, a IMS Health também está de olho nos mercados emergentes. Uma das maiores consultorias do mundo especializada na área farmacêutica, a companhia está reforçando sua estrutura na América Latina. Presente em mais de 50 países, com quase 1.800 consultores, a IMS considera o Brasil o segundo mercado mais importante, depois da China.
Por isso, em apenas quatro anos a empresa, que não tinha nenhum consultor no País, já mantém em seu quadro 20 profissionais no Brasil e deve ampliar ainda mais esse quadro. Segundo o vice presidente comercial para as Américas, Sydney Clark, a medida que o mercado começa a se sofisticar, gera demanda para novos serviços e outras categorias de produtos.
"Atualmente a indústria farmacêutica gasta cerca de US$ 5 bilhões por ano na análise do mercado, acompanhando as tendências", afirma o gerente geral da IMS Health, Raymond Hill. Ele acredita que, com melhorias de processos e concentração de esforços em atividades ligadas a atividade central, os grandes grupos possam economizar cerca de US$ 1 bilhão.
Diante disso, a IMS quer ampliar sua participação na área de consultoria e serviços, que responde hoje por 25% da receita, ante os 75% do faturamento obtido com pesquisas. "Para isso, nosso próximo passo é a terceirização de processos de inteligência de mercado", acrescenta Hill.
O diretor da consultoria para América Latina, Marcos Macedo, afirma que, mais do que nunca, a indústria farmacêutica está sendo pressionada por resultados. "Por isso, ela precisa se concentrar no desenvolvimento de novas drogas", diz. Nesse sentido, informação, mais do que nunca, será essencial nesse jogo.
Com faturamento global em torno de US$ 2,3 bilhões, a IMS também quer expandir suas pesquisas. Reconhecida pelo trabalho de levantamento de informações no varejo, a companhia quer avançar nos segmentos hospitalares e governamentais.