Indústria apoia Adin do “pipeline”

Valor Econômico

As indústrias de produtos genéricos começam a se manifestar, no Supremo Tribunal Federal (STF), a favor da ação direta de inconstitucionalidade (Adin) que questiona o sistema conhecido como "pipeline", que permitiu a revalidação de patentes estrangeiras no Brasil nos anos 90. A decisão do Supremo pode fazer com que 565 patentes concedidas por meio do instituto, a maioria para medicamentos, caiam em domínio público. Muitas delas já estão em fase adiantada de pesquisa nas indústrias de genéricos, que pedem pressa no julgamento.

O pipeline, que completa 13 anos de vigência, foi instituído no país após nova Lei de Propriedade Industrial brasileira, a Lei nº 9.279, de 1996, que passou a considerar patenteáveis os produtos alimentícios, químicos-farmacêuticos e medicamentos, que até aquele momento não eram passíveis de proteção no país. Pelo pipeline, as patentes concedidas no exterior eram validadas automaticamente no Brasil, desde que os pedidos fossem feitos até 1997. A ausência do requisito de novidade na concessão dessas patentes é justamente o que a Procuradoria-Geral da República (PGR), que ajuizou a Adin, questiona. De acordo com Nelson Brasil, vice-presidente da Abifina – que reúne cerca de 40 indústrias de química fina e 15 laboratórios brasileiros fabricantes de genéricos -, o pipeline é contrário aos interesses da população brasileira, pois vários remédios já poderiam custar 50% menos, se fossem permitidos os genéricos. Para Brasil, o STF precisa julgar rapidamente essa Adin, pois as próximas patentes pipeline – cujas pesquisas para os genéricos já estão adiantadas – devem vencer nos próximos anos.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.