Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Informação é instrumento essencial para uso racional de medicamentos

A informação é base para o desenvolvimento dos instrumentos necessários para a prescrição e o uso racional de medicamentos. A crescente produção de informação sobre medicamentos e a rapidez com que se modificam e se renovam as evidências científicas contrastam com o insuficiente tempo dos profissionais de saúde em manter-se atualizado e assim garantir uma melhor atenção aos pacientes, com base nas melhores evidências confiáveis e disponíveis. Sabe-se que os problemas de saúde relacionados aos medicamentos requerem tomada de decisão baseada na seleção, análise e avaliação crítica da informação, considerando-se as fontes e a qualidade da informação utilizada. Fornecer informação sobre medicamentos está entre as responsabilidades profissionais do farmacêutico nos sistemas de saúde, em que eles devem avaliar objetivamente a informação obtida da literatura e aplicar em pacientes e situações particulares. O acesso desses profissionais às melhores evidências disponíveis pode ser dificultado por diversos fatores e, neste caso, pode-se contar com o suporte de serviços especializados que possibilitam o acesso a informações atualizadas, confiáveis, imparciais e que atendam as demandas nessa área. Os Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos (CIM/SIM) surgem como uma ótima estratégia, proporcionando informação técnico-científica sobre medicamentos de forma objetiva e oportuna, atendendo necessidades de informação específica e utilizando as melhores evidências científicas. Os CIM/SIM podem ainda contribuir na formação e qualificação dos profissionais farmacêuticos, estudantes de graduação e pós-graduação, servir como campo de estágio, treinamento e como observatório epidemiológico das demandas da população na área dos medicamentos. Fonte: O Povo

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Atenção

Prezados associados e parceiros,

No dia 23/04 (terça-feira), devido ao feriado regional de São Jorge, não haverá expediente na Ascoferj.

Retornaremos às nossas atividades na quarta-feira (24/04).

Bom feriado!

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.