Focada em transformar a gestão da saúde, a Interplayers desenvolveu uma solução digital integrada para melhorar a adesão dos pacientes aos tratamentos e facilitar a distribuição de medicamentos. A plataforma “Início de Tratamento” busca conectar médicos, pacientes e farmácias, assegurando que as prescrições médicas sejam seguidas corretamente desde o primeiro momento, seja por meio de amostras gratuitas ou da primeira caixa de medicamentos.
Leia: Interplayers aposta em aplicativo para otimizar a comunicação no setor farmacêutico
No Brasil, a distribuição dos primeiros tratamentos e amostras grátis enfrenta diversos desafios, como a baixa rastreabilidade e acompanhamento do tratamento, dificuldades logísticas e de acesso aos medicamentos, risco de impactos ambientais e sanitários, e a falta de integração entre médicos, farmácias e pacientes. Esses fatores resultam em problemas significativos, como atrasos no início do tratamento e baixo monitoramento da adesão às prescrições.
“O início do tratamento na indústria farmacêutica é um momento decisivo para a adesão dos pacientes. Pesquisas indicam que cerca de 50% das prescrições médicas não são seguidas, resultando em desperdício de recursos e comprometendo a saúde dos pacientes. Dessa forma, a implementação de um processo eficiente nesse estágio pode melhorar significativamente esse número, trazendo benefícios clínicos e econômicos”, explica Mario Cacozza, gerente de Soluções de Geração de Demanda da Interplayers.
Plataforma inovadora
Com ampla rede credenciada, composta por 45 mil farmácias em todo o Brasil, a solução da Interplayers utiliza tecnologia de ponta para garantir que os pacientes tenham acesso rápido e seguro aos medicamentos prescritos. A plataforma oferece rastreabilidade do início ao fim, permitindo que os médicos sejam envolvidos na jornada de adesão de seus pacientes e obtenham maior engajamento no tratamento prescrito. Para as farmácias, isso resulta em uma gestão de estoques mais eficiente e otimização operacional.
Leia também: Benefícios e aplicações práticas da inteligência artificial no varejo
A empresa também prioriza a segurança dos dados, garantindo conformidade com a LGPD em todas as etapas do processo, além de implementar um sistema antifraude para assegurar que apenas os pacientes devidamente prescritos recebam os medicamentos.
Parcerias estratégicas
Durante a jornada de construção e evolução desta solução, a Interplayers contou com alguns clientes essenciais na identificação de oportunidades de melhoria contínua e no roadmap do produto, tais como Takeda, Libbs, Pfizer, Lilly, Bayer, Novartis e Exeltis. Em algumas operações, os resultados foram impressionantes, com taxa de conversão dos pacientes acima de 80% e aumento de 50% na permanência em tratamento entre os pacientes, em comparação com os modelos tradicionais de ativação, como a venda direta no balcão. Nos segmentos de Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Respiratório, a plataforma apresentou 64% de adesão entre médicos e 84% de engajamento dos pacientes.