[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) fazem parte da vida de mais de cinco milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a prevalência dessas doenças varia de 12 a 55 pessoas para cada 100 mil habitantes, sendo a maioria homens e mulheres entre 15 e 40 anos.
Apesar de não existir cura para as DIIs, como a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn, existem tratamentos eficazes que controlam o processo de inflamação, reduzem os sintomas e permitem a retomada da qualidade de vida.
Em maio, no dia 19, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais. Para dar visibilidade ao tema, a Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, coloca no ar a campanha #SigaSemPausa pelo terceiro ano consecutivo. Este ano, a ação ocorre em parceria com a FreeCo, marca de bloqueador de odores sanitários, que lançará uma edição limitada do produto com fragrância violeta, tema da campanha.
Mensagens de conscientização serão espalhadas por banheiros em São Paulo, Fortaleza, Brasília e Salvador, além de serem publicadas nas redes sociais da Janssen. O objetivo é evitar a demora em chegar ao diagnóstico correto pelo estigma que envolvem as DIIs.
“Sentimentos como vergonha, ansiedade e medo também podem causar a desinformação e ainda mais isolamento, atrapalhando a jornada do paciente rumo ao tratamento adequado”, afirma Marta Machado, gastroenterologista e presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD).
Veja também: Novo tratamento da Pfizer para câncer de mama é aprovado pela Anvisa
Fonte: Revista da Farmácia