Justiça nega pedido para que Tamiflu seja distribuído livremente

G1

A Justiça Federal do Rio de Janeiro negou o pedido da Defensoria Pública da União no estado para liberar em toda a rede pública e privada do país o medicamento Tamiflu para qualquer caso suspeito da nova gripe. A decisão também nega o pedido para que o remédio seja vendido em farmácias já que, segundo o despacho, não há restrições para tal.

A ação foi protocolada no último dia 4 de agosto, e a decisão foi tomada no dia 14. A defensoria solicitava quatro liminares: o primeiro, referente à liberação do Tamiflu em todos os casos em que o médico considerasse necessário; o segundo, para que o ministério retirasse a restrição das empresas farmacêuticas venderem o medicamento para as farmácias.

O terceiro pedido era para que toda a rede laboratorial pudesse fazer os exames para verificação da nova gripe; o quarto se referia apenas ao estado do Rio, para verificar se o Corpo de Bombeiros tinha condição de distribuir os medicamentos, de armazená-los e para verificar a presença de farmacêutico responsável.

Na decisão, o juiz Rafael de Souza Pereira Pinto negou, primeiramente, o pedido de urgência das liminares e chegou a classificar como “temerários” os pedidos da defensoria. Em relação à liberação do medicamento, o juiz argumentou que o uso em larga escala do Tamiflu “poderia, sim, vir a ocasionar o desenvolvimento de uma cepa mais resistente e agressiva do vírus Influenza A (H1N1). Além disso, diz o Ministério da Saúde, cada estado é responsável pela distribuição.

Segundo o protocolo do órgão, o medicamento deve ser receitado para casos graves, mas o médico se responsabiliza pelo receituário dado a qualquer paciente. Quanto à venda nas farmácias, o juiz, baseado na defesa apresentada pelo ministério, disse que não há restrições à distribuição do Tamiflu.

Em relação aos exames, a decisão diz que é inviável o Poder Judiciário intervir nas medidas que já vêm sendo tomadas pelo Executivo. Além disso, afirma o juiz, um resultado positivo para o A(H1N1) não é pré-condição para o início do tratamento. Quanto ao pedido relativo ao Corpo de Bombeiros do Rio, Pinto afirmou que existe “razoabilidade” em usá-los para distribuir o Tamiflu e que eles são somente “complementares” à rede de atendimento de saúde do estado.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes....
Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.