Diário de São Paulo
São Paulo terá o primeiro laboratório público do Brasil a produzir e distribuir medicamentos genéricos. A Fundação para o Remédio Popular (Furp), ligado ao governo paulista, acaba de fechar parceria com a Teva Indústria Farmacêutica, de Israel, para iniciar o fornecimento, na rede pública, de quatro medicamentos produzidos pela empresa.
Em contrapartida, o laboratório israelense irá transferir a tecnologia para que a Furp possa iniciar a produção dos remédios Levodopa + Carbidopa e Fluoxetina, ambos para saúde mental, além do Entoxifilina, para doenças respiratórias, e Genfibrozila, voltado ao combate da dislipidemia.
Agora, a Furp aguarda a liberação do registro dos quatro produtos pela Anvisa para iniciar o fornecimento ao país. Com esse acordo internacional, São Paulo deverá economizar cerca de R$ 20 milhões com o desenvolvimento das linhas de produção desses medicamentos, incluindo embalagens, revestimentos e outros processos. A expectativa é iniciar o fornecimento no segundo semestre deste ano.