Pesquisar
Close this search box.

Lastro de RH: por que fazer na sua farmácia

Parte essencial do planejamento financeiro, o lastro de RH permite calcular despesas com férias, 13° e demissões de forma segura e precisa.
Lastro de RH: por que fazer na sua farmácia
Foto: Divulgação

Férias, 13° salário e demissão: essas são três despesas que afetam a saúde financeira de qualquer negócio, inclusive, das farmácias e drogarias. Por isso, o lastro de RH é uma forma estratégica de planejar as finanças de recursos humanos da sua farmácia.

O lastro de RH é uma previsão financeira dos custos com departamento de pessoal, que, quando bem-feito, possibilita um melhor planejamento dos gastos, especialmente em longo prazo.

É como se fosse uma reserva que a empresa faz para todas as despesas dos colaboradores, não apenas a recisão contratual, mas também férias e 13° salário. Se nunca foi feito, deve ser iniciado o quanto antes.

Lastro de RH e as despesas na rescisão contratual

Muitas empresas que não se planejam corretamente acabam sofrendo um grande impacto no caixa, especialmente quando precisam desligar funcionários antigos ou fazer demissões em massa. A multa do FGTS é a despesa que mais causa abalos financeiros nas organizações.

Na hora de comprar uma farmácia já montada, por exemplo, o passivo trabalhista é um ponto de atenção, pois, em alguns casos, a demissão de um funcionário antigo pode levar à falência do negócio, mesmo se loja estiver à venda por um valor atrativo. Então, a recomendação é sempre fazer um levantamento desse passivo, porque, se o valor for muito alto, há risco de prejuízos e até fechamento das portas.

Como calcular o Lastro de RH da farmácia

No caso do 13° salário, a forma mais fácil de saber o montante necessário é dividir o valor do pagamento mensal pelos 12 meses do ano, lembrando que o reajuste salarial deve ser considerado no cálculo a ser feito em conjunto com a contabilidade para não haver erros.

Quanto às férias, elas devem ser calculadas de forma semelhante ao 13° salário, mas com uma diferença: aqui, é preciso somar 1/3 do valor do salário na conta.

Leia: Aprenda a definir o capital social inicial da farmácia

Já sobre a rescisão contratual, é indicado realizar uma simulação dos valores que seriam pagos no caso de uma demissão e, com base nisso, guardar o dinheiro. Contudo, fica o alerta: esse é um cálculo menos preciso, porque existem diversas possibilidades de demitir – com ou sem aviso prévio; com ou sem indenização; demissão voluntária por parte do colaborador; entre outras.

Faça uma reserva de dinheiro ao longo do ano para não precisar pegar empréstimos com o objetivo de pagar 13° salário e férias, por exemplo. Alguns gerentes de bancos já são especializados em orientar empreendedores a respeito dos melhores investimentos para o lastro de RH. A forma correta de fazer a provisão é calcular a quantidade de dinheiro da forma mais precisa possível, para que não falte nada.

Percentual fixo no cálculo de Lastro de RH: por que não é indicado?

Os valores que são poupados todos os meses para fazer o lastro de RH devem ser considerados como despesa fixa mensal ou custo da farmácia. Especialistas em geral costumam sugerir percentuais que variam de 3% a 25% para se fazer a reserva mensal.

No entanto, devido à existência de variações nas formas de trabalho, pagamento, comissão, funções exercidas, modelos de contratação, margem de lucro da farmácia, regime tributário, entre outras variáveis, torna-se muito arriscado se planejar com base em um percentual fixo pré-determinado, justamente porque cada negócio tem a suas particularidades.

Em relação ao passivo trabalhista da sua farmácia, é sempre bom saber quantos reais seriam necessários para demitir toda a equipe. Mesmo que você não tenha a intenção de fazê-lo e que seja uma situação hipotética, faça a simulação desse total e mensalmente vá guardando esse dinheiro.

Toda farmácia precisa fazer esse planejamento financeiro para prosperar com segurança e tranquilidade. Com o apoio de uma equipe de contabilidade que entende do assunto, fica mais fácil fazer esse tipo de cálculo, pois os contadores enviam relatórios completos que não apenas indicam quanto dinheiro precisa ser poupado para o lastro de RH, mas ainda fazem alertas importantes, como se há uma falsa perspectiva de lucro, por exemplo – casos em que valores vistos como lucro deveriam ser, na verdade, provisionados para o lastro de RH.

Fonte: Farma Contábil, empresa parceira do Farmaclube

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Logotipo ediretor
Software eDiretor

Novo benefício para novos associados

Conheça o eDiretor. Um software que torna a gestão da sua farmácia prática e eficiente.

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Comunicado importante

Prezados associados e parceiros comerciais,

Devido aos feriados da Proclamação da República, do G20 e da Consciência Negra, a Ascoferj suspenderá as atividades no dia 15 de novembro de 2024.

As atividades normais serão retomadas no dia 21 de novembro de 2024, a partir das 8h.

📲 Em casos de urgência, entre em contato conosco por meio do número (21) 98097-0099.