Lei autoriza caixas eletrônicos em farmácias e drogarias

No dia 2 de junho, o prefeito do município do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, sancionou a Lei nº 6.190, que autoriza farmácias e drogarias a possuir máquinas de autoatendimento bancário em suas dependências.

No dia 2 de junho, o prefeito do município do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, sancionou a Lei nº 6.190, que autoriza farmácias e drogarias a possuir máquinas de autoatendimento bancário em suas dependências.

Essa conquista do setor é resultado do Projeto de Lei nº 1.318, de 2015, do vereador Eliseu Kessler. De acordo com ele, o cidadão carioca é o maior beneficiário dessa medida. “O cliente, além de comprar medicamentos e outros produtos na farmácia, vai poder sacar dinheiro para alguma necessidade ou mesmo pagar as compras no estabelecimento”, defendeu.

A nova norma não é obrigatória, ou seja, a farmácia só vai oferecer os serviços de caixa eletrônico se desejar. “Aqueles empresários que não quiserem, por algum motivo, não vão precisar instalar a máquina. O benefício, para o setor, é que ele agora está protegido por uma legislação específica, deixando de estar sujeito a fiscalizações e punições por ter o caixa eletrônico dentro da farmácia”, acrescentou o vereador.

O proprietário da Farmácia do Leme, Ricardo Valdetaro, comenta que a lei é uma vitória para o setor farmacêutico. “Ter o caixa eletrônico ajuda a atrair clientes, que passam a ter mais uma opção dentro da farmácia, já que os bancos fecham às 16h”, comentou. Segundo Valdetaro, outro ponto positivo é que os turistas, geralmente, ficam desesperados quando precisam de dinheiro e já passou o horário de expediente bancário. “Com a possibilidade do caixa eletrônico nas farmácias e drogarias, o serviço poderá funcionar 24h”, afirmou.

Confira a lei na íntegra. 

Comunicação Ascoferj

 

 

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.