O Estado de São Paulo
A Merck anunciou nesta terça-feira que o lucro do segundo trimestre caiu, atingido pelo fortalecimento do dólar e vendas menores de medicamentos para tratamento de colesterol. Mas a empresa divulgou que acertos tributários ajudaram a companhia a ter um resultado acima do esperado.
A Merck, que planeja comprar a Schering-Plough nos próximos meses, informou lucro de 1,59 bilhão de dólares, ou 0,74 dólar por ação. Um ano antes, a farmacêutica teve ganho de 1,77 bilhão de dólares, ou 0,82 dólar por ação.
Excluindo eventos não recorrentes, a empresa teve lucro de 0,83 dólar por ação. Analistas, em média, esperavam 0,77 dólar por ação, segundo a Reuters Estimates.
A receita recuou 3 por cento, para 5,9 bilhões de dólares, mas superou em 70 milhões de dólares a expectativa média do mercado obtida pela Reuters Estimates. As vendas teriam crescido 3 por cento não fosse a força do dólar, que reduz o valor de vendas no exterior.
A Merck manteve sua previsão de lucro anual entre 3,15 e 3,30 dólares por ação, excluindo itens extraordinários. A receita anual é estimada entre 23,2 bilhões e 23,7 bilhões de dólares.