Mesmo com a insegurança causada pela crise financeira internacional, farmácias devem manter investimentos em comunicação e marketing. Veja as dicas para fazer mais por menos

Ascoferj

Em tempos de crise, muitas empresas apertam o cinto quando o assunto é divulgar marca, produto ou serviço, mas, para especialistas, é nesse cenário de encolhimento que empreendedores devem aproveitar para aumentar a competitividade do negócio.

Por isso, a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), de São Paulo, em parceria com a Fênix Editora, realizou em abril o evento “Marketing de Baixo Custo Em Tempos de Crise”. A palestra teve como objetivo orientar pequenos e médios empresários para a venda de produtos ou serviços e também para o fortalecimento de marcas com pouca verba.

Kelly Gomes, especialista no assunto, destacou que, em momentos de crise, os departamentos de comunicação e marketing de uma empresa sempre são prejudicados, mas que o marketing de baixo custo pode ser uma ferramenta importante para quem quer reduzir investimentos e ter grande retorno. “Com pouco dinheiro, pode-se mudar o cenário de uma empresa. Criatividade, segmentação, planejamento, plano de marketing e estratégia são tópicos fundamentais para vencer no mercado competitivo com pouca verba em períodos de crise”, explica a especialista.

Blog é boa opção para quem ainda não está na Internet
De acordo com Kelly, um varejista deve começar por um bom plano de marketing, com objetivos claros, para facilitar a escolha das ferramentas de comunicação. “Existem meios gratuitos na Internet, como os blogs corporativos. Não custa nada criá-los e hospedá-los, e mesmo assim possuem capacidade de fortalecer a marca da empresa e criar uma comunicação mais próxima com os clientes”, destaca Kelly. Segundo ela, a empresa pode usar o blog também como vitrine de vendas e disseminar promoções.

Outra dica de Kelly é a troca de links, prática também gratuita e simples: basta a empresa pesquisar sites que tenham relação com a farmácia e propor uma troca de links, aumentando o tráfego de ambos e a probabilidade de fechar novos negócios.

A especialista recomenda que as empresas transformem pessoas em “caçadores de clientes perdidos”, em troca de complementos salariais. Quem optar por essa metodologia de reconhecimento deve deixar as regras do jogo bem claras, explicando aos funcionários como funciona o processo, as porcentagens e as formas de pagamento.

Em se tratando de mídias tradicionais como rádio, jornais e revistas, para uma campanha de baixo custo, Kelly só vê uma saída: parceria ou permuta. Quanto à assessoria de imprensa, a especialista reforça que é importante uma empresa possuir, pois fortalece a imagem da empresa e ajuda a alavancar vendas. “Como é que o empresário vai contar para o público dele sobre lançamentos de novos produtos e promoções se não tiver uma assessoria de imprensa?”, questiona. Para uma empresa que não tem condições de pagar pelo serviço, Kelly sugere participação no que chama de "caldeirão", dividindo o mesmo jornalista com outras farmácias e compartilhando custos.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.