Mobilização da Ascoferj neutraliza PL do nutricionista

Luis Carlos Marins com o deputado Luiz Martins: vitória para o setor

O Projeto de Lei (PL) 406/2015, de autoria do deputado estadual Dr. Deodalto (DEM), que cria a obrigatoriedade da presença de um profissional de nutrição nos estabelecimentos que comercializam suplementos nutricionais no Estado do Rio de Janeiro, incluindo farmácias e drogarias, foi retirado de pauta no dia 6 de junho, com apoio do deputado Luiz Martins (líder do PDT). Além dele, que foi procurado pela Ascoferj em março deste ano, votaram a favor da retirada de pauta os deputados Luiz Paulo (líder do PSDB), Flávio Bolsonaro (líder do PSL), Dr. Julianelli (vice-líder PSB) e Comte Bittencourt (líder PPS).

“Não tenho nada contra o Dr. Deodalto, mas esse Projeto é muito ruim. Por quê? Quando uma farmácia qualquer vender vitaminas, ela será obrigada a contratar nutricionista. Hoje os contratados são os farmacêuticos. As farmácias vivem, atualmente, um momento muito difícil. Analisá-las pela ótica das grandes redes é uma coisa, mas pela das pequenas é outra. A farmácia que vende vitaminas não terá condições de contratar nutricionista. A contratação do farmacêutico já está na lei. Esse PL, se aprovado, poderia inviabilizar o comércio de farmácia no Estado do Rio de Janeiro”, disse o deputado Luiz Martins durante a sessão ordinária do Plenário da Alerj que fez a análise da redação final do PL 406.

Depois de convencido, o autor do PL, Dr. Deodalto (DEM), solicitou que o tema fosse retirado de pauta e informou que convocará uma audiência pública para debatê-lo com mais calma. Disse ainda que sua intenção nunca foi a de prejudicar determinados setores, esclarecendo que sua preocupação principal era com a proibição de venda de suplementos em academias de ginástica.

“Vou retirar o projeto de pauta porque, em momento algum, foi intenção minha prejudicar A, B ou C. Vamos fazer uma audiência pública sobre esse assunto. Então, estou retirando o projeto de pauta”, declarou o deputado Dr. Deodalto.

Representatividade no Estado

A Ascoferj, atualmente, representa mais de 1,7 mil empresas do varejo farmacêutico. Desde o início do ano, a entidade vem monitorando o Legislativo, com o objetivo de neutralizar projetos de lei que sejam ameaças ao setor. Em março deste ano, esteve com o deputado estadual Luiz Martins, a quem solicitou apoio para impedir a aprovação do PL 406.

Primeiro encontro da Ascoferj com o deputado Luiz Martins

“Graças a esse trabalho junto ao deputado, conseguimos impedir que esse projeto fosse à frente. O deputado Luiz Martins, que já foi proprietário de farmácia, se mostrou sensível à questão e entendeu que os estabelecimentos farmacêuticos, principalmente de pequeno porte, não teriam condições de contratar, além do farmacêutico, um nutricionista como responsável técnico apenas para a venda de suplementos”, disse Luis Carlos Marins, presidente da Ascoferj.

Na votação, a Ascoferj também contou com o apoio de alguns parlamentares, que se manifestaram a favor da retirada do PL de pauta. “Eles entenderam que essa medida prejudicaria o setor, causando prejuízo e fechando empresas, ainda mais no momento de crise pelo qual passa o Rio de Janeiro, com dificuldades econômicas e de arrecadação de tributos”, acrescentou Marins.

O que disseram os demais deputados

O deputado Flávio Bolsonaro disse que a preocupação dele é com a geração de empregos. “Não é nada contra o segmento importantíssimo de nutricionistas, mas, se verificarmos a realidade da grande maioria dos estabelecimentos que comercializa esses produtos nutricionais, veremos que é óbvio que não há a menor condição de exigir que contratem um profissional de tão alto nível para estar presente ali, durante todo o momento em que esses estabelecimentos estiverem com suas portas abertas. Então, apenas nesse sentido, por uma questão prática, para que não fechem mais comércios no Rio de Janeiro, a orientação é o voto ‘não’”, declarou durante a sessão.

Para o deputado Comte Bittencourt, é preciso aperfeiçoar a proposição. “Tenho certeza de que a intenção do deputado Dr. Deodalto é a melhor possível, mas ela é inviável para a média do setor que comercializa medicamentos. Qual o impacto disso na farmácia e na venda final do medicamento?”, ponderou.

“Com certeza, a intenção do autor do PL é melhorar a qualidade do comércio de vitaminas e suplementos dietéticos. Mas é muito complicada a aprovação desse projeto tal como está sendo feito. Fizemos contato com o Conselho Regional de Nutrição e existem vários pontos que precisam ser resolvidos. Primeiro, o projeto não deixa claro se vai ser nutricionista ou técnico de nutrição. O Conselho, por exemplo, é contrário à presença de um técnico de nutrição fazendo esse trabalho. O segundo ponto é em relação à carga horária desse nutricionista nas empresas. Entendo também que assumir uma responsabilidade por parte desta Casa deve levar em conta, neste momento, a possibilidade de fechamento de pequenas empresas”, acrescentou o deputado Dr. Julianelli.

Fonte: Ascoferj

 

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.