[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A farmacêutica MSD Brasil, nos últimos cinco anos, saiu de um espaço de pouca relevância no mercado de Oncologia para se consolidar como um dos principais players do setor. O sucesso veio pelo pembrolizumabe, medicamento que estimula o sistema imunológico a se defender do câncer e conta, atualmente, com 25 indicações aprovadas pela Anvisa para diferentes tipos de tumores.
A companhia apresentou recentemente mais de 15 estudos no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) 2022. “Os dados demonstram perspectivas de melhorias na sobrevida dos pacientes em vários tipos de tumores como o de mama, endométrio, colo do útero, pulmão e outros”, comenta Márcia Abadi Datz, oncologista e diretora médica da MSD.
A imunoterapia mudou o prognóstico e aumentou o tempo de vida dos pacientes com câncer. Há dez anos, a cada 100 pacientes com câncer de pulmão avançado, um estava vivo após cinco anos. Atualmente são 32. Apenas 15% dos pacientes com melanoma avançado estavam vivos após três anos, mas hoje são 38% vivos após sete anos.
Desde 2021, o medicamento está no topo da lista de vendas de medicamentos sob prescrição médica no Brasil, segundo a IQVIA.
Veja também: Pacientes com lúpus têm nova opção de tratamento da AstraZeneca
Fonte: Revista da Farmácia