Segundo o relatório IDC Retail Insights, os varejistas que utilizam a estratégia de marketing omnichannel notaram um aumento de 15% a 35% no tíquete médio das transações e uma alta de 5% a 10% na rentabilidade dos clientes leais.
Outro estudo, realizado pela Aberdeen Group, constatou que as empresas que adotaram essa prática tiveram um aumento de 9,5% em receitas anuais, além de 7,5% de redução de custo por contato do cliente. Já a taxa de retenção foi de 89%, contra 33% de empresas sem omnichannel desenvolvido.
O conceito omnichannel, ou multicanal, é uma tendência no varejo que integra todos os meios de atendimento de uma empresa, o que facilita o acesso do shopper aos produtos e serviços oferecidos. O método possibilita que o cliente compre pela internet e receba em casa ou escolha retirar na loja física, ou até mesmo prove na loja e compre pela internet, entre outras opções.
Para a Patricia Cotti, diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), a implementação do omnichannel já é uma realidade no mercado. “Essa estratégia vem para atender o novo consumidor, cada vez mais digital, que busca novas experiências na hora de comprar. A proposta é integrar os canais de atendimento e tornar a comprar mais fácil e agradável para o shopper”, explica.
Para os varejistas, Patricia fala sobre a importância de ser criativo e entender o que os consumidores valorizam, seja no meio digital ou na loja física. “As marcas precisam analisar o que funciona para cada modelo de negócio. Utilizar as redes sociais para realizar pedidos, por exemplo, pode ajudar em diversas categorias”, orienta.
Fonte: Revista da Farmácia