Oportunidades de sucesso globalizado

Jornal do Brasil

Brasil e Índia têm potencial para lucrar com expansão do mercado

Fatos levam a uma reflexão sobre necessidades e oportunidades de crescimento do negócio farmacêutico no âmbito do BRIC (termo que designa os quatro principais países emergentes do mundo, a saber: Brasil, Rússia, Índia e China): a população de 2,9 bilhões (ou 42% do mundo em 2009) para 3,2 bilhões em 2020; o aumento da perspectiva de maior longevidade; e a consequente necessidade de maiores recursos para a saúde e melhoria do acesso à tecnologia. Ou seja, há uma absoluta convergência para potencialidades de países em desenvolvimento.

A recente crise financeira mundial abriu uma janela para tornar o mundo mais multipolar e o BRIC é peça-chave neste cenário. O crescimento será maior que o do G-7. O sistema internacional vigente, construído há 65 anos, será totalmente diferente. O BRIC liderará a recuperação do tropeço especulativo e de exacerbada volúpia consumista que acabou explodindo em 2008/2009. A classe média é cada vez mais expressiva no bloco, exigindo qualidade de vida e consumo. Serão, aproximadamente, entre 400 milhões e 500 milhões de pessoas a mudar de patamar de consumo na próxima década. É uma classe média que deve trocar o modelo conservador dos últimos 60 anos, passando a buscar mais qualidade de vida. E, para isso, a saúde é fundamental.

Neste sentido, iniciamos com uma visão das oportunidades de crescimento do negócio farmacêutico, traçando um paralelo entre o Brasil e a Índia em função dos avanços ocorridos entre os dois países desde 1999. O Brasil tem mais atributos de um país desenvolvido que os demais do BRIC em termos socioeconômicos. Porém, peca pela morosidade em se desenvolver na tecnologia de fármacos. Já a Índia precisa avançar com mais rapidez e mudanças profundas em termos socioeconômicos, mas tem acelerado fortemente no processo de expansão da tecnologia farmacêutica. O Brasil sofre e sofrerá com os talentos gerenciais, pois forma quantidade e não premia a qualidade, abrindo uma enorme fenda entre o tempo de treinar a nova geração e a aposentadoria da experiente geração passada.

Atuação em parceria

O Brasil deve se beneficiar da já existente base tecnológica dos indianos, através da transferência de tecnologia e da abertura do capital de empresas locais aos mesmos. Os indianos, participando do gerenciamento e tendo acesso ao mercado brasileiro, adicionarão à sua base de conhecimento as particularidades de um mercado tão complexo como o brasileiro. Isso permitirá a abertura de uma janela para outros mercados, quer seja latino-americano ou de outros países em desenvolvimento. A biotecnologia, as drogas para o sistema nervoso central, para o câncer, para as doenças de Parkinson, Gaucher, esclerose múltipla, Alzheimer, coração e anticoncepcionais cujas tecnologias e matérias-primas são importadas são nichos de absoluta oportunidade, uma vez que demandam altos custos e crescerão em consumo mais do que o próprio crescimento da população.

Não há outro remédio para a indústria farmacêutica local e para quem paga o medicamento senão reduzir custos e aumentar qualidade. E esta alternativa passa pela parceria com a Índia. Temos casos de sucesso como a empresa Torrente, instalada no Brasil há pouco<

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.