[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Saphnelo (antifrolumabe), um medicamento inédito da AstraZeneca para o tratamento de pacientes adultos com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) moderado a grave, positivo para autoanticorpos, em adição à terapia padrão.
O lúpus tem origem inflamatória, autoimune e crônica e acomete entre 150 e 300 mil brasileiros. Ocorre quando o sistema imunológico do paciente ataca seus órgãos e tecidos, não tendo cura e podendo somente controlar os sintomas.
Já aprovado nos Estados Unidos e na Europa, o medicamento comprovou segurança e eficácia com base no programa de desenvolvimento clínico divulgado no New England Journal of Medicine e no The Lancet Rheumatology. Uma maior quantidade de pacientes tratados com o Saphnelo teve redução significativa na atividade geral da doença em diferentes sistemas de órgãos, incluindo pele, articulações e resposta hematológica.
“Ciente das necessidades não atendidas dos pacientes, buscamos uma inovação que pudesse melhorar a sua qualidade de vida no convívio com a doença. Para isso, é importante reduzir a atividade da doença”, afirma Marina Belhaus, diretora médica da AstraZeneca Brasil.
Veja também: Anvisa aprova novo tratamento para dois subtipos de artrite
Fonte: Revista da Farmácia