Pesquisa mostra que o SAC ainda é o principal canal de reclamação dos consumidores

Um estudo com 310 pessoas, realizado pelo Centro de Inteligência Padrão no mês de fevereiro, revela que ainda falta agilidade das empresas para resolver os problemas dos consumidores em relação a produtos e serviços com defeitos. Do total de respondentes, 100% afirmam que sempre vão atrás dos seus direitos e que os canais mais usados para reclamar são, em ordem crescente, SAC (54,2%), Loja (46,8%), Fornecedor (22,9%), Redes Sociais (16,1%) e Procon (6,1%), Quanto à média de tempo para a reclamação ser solucionada, mais de 90% dos que participaram da pesquisa afirmaram que levam mais de um dia para resolver suas demandas, sendo que para 35,8% a média é de mais de um mês. A reação dos consumidores é imediata quando precisam reclamar e insistir: 34,2% sentem indignação, 19,7% ficam aborrecidos, 16,5% sentem raiva e 14,2% sentem frustração. Segundo o especialista internacional em relações de consumo e coautor do livro Feitas para o Cliente, Roberto Meir, o resultado do estudo é preocupante já que  expõe uma realidade triste: "No Brasil, as empresas não resolvem efetivamente os problemas, elas apenas os gerenciam, sem dar solução rápida aos mesmos, deixando o consumidor à mercê de sua própria sorte". O Centro de Inteligência Padrão (CIP) é uma divisão do Grupo Padrão que periodicamente desenvolve pesquisas e estudos a fim de analisar as relações de consumo entre clientes e empresas de diversos setores da economia.   Fonte: LVBA Comunicação

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