[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Durante o verão, a exposição excessiva ao sol e a falta da devida proteção são fatores de risco para desenvolver câncer de pele. Segundo o Farmácias APP, houve um aumento de 30,2% na venda de medicamentos para o tratamento da doença em 2021.
Segundo a empresa, entre os meses de dezembro de 2020 e 2021, no top 5 medicamentos mais vendidos para o tratamento do câncer de pele estão: Keytruda (34,7%), Opdivo (23,8%), Temodal (6,6%), Ixium (6,2%) e B-Platin (5,4%).
Por região, o Sudeste foi responsável por 62,5% do índice de compras desses medicamentos. Em seguida, aparecem Sul (14,9%), Nordeste (9,3%), Norte (8,1%) e Centro-Oeste (5,2%).
Os medicamentos para tratamento de melanoma, tipo mais grave da doença, são os mais procurados (83,4%), seguidos pelos de carcinoma basocelular (9,5%) e carcinoma epidermoide (7,1%).
“Exposição prolongada ao sol, falta de proteção adequada e diminuição do consumo de água podem comprometer a saúde da pele e aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. O ideal é adotar medidas de proteção e manter uma rotina de acompanhamento médico, tendo em vista que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, recomenda Yago Ruegg, gerente comercial do Farmácias APP.
Em dezembro de 2021, os protetores solares mais vendidos foram Sundown Nivea Sun, Solar Expertise, Vichy Ideal Soleil, Sunless e Roc Minesol.
Veja também: Público se identifica mais com marcas que defendem meio ambiente e questões sociais
Fonte: Revista da Farmácia