Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

População não precisa comprar remédios

Gazeta Mercantil

A população não precisa comprar remédios contra a gripe suína. O alerta é do presidente da Sociedade de Infectologia do Rio de Janeiro, Samuel Kierszenbaum, que comentou hoje a procura pelo remédio Tamiflu, esgotado em farmácias da capital fluminense.

De acordo com Kierszenbaum, os pacientes que precisarem de tratamento vão receber o medicamento na dose adequada, de acordo com prescrição médica. Como nenhum caso foi detectado no país, ele acrescenta que não há motivo para alarde.

"Não adianta comprar remédios. O medicamento só funciona na hora certa. Não adianta comprar ou estocar o remédio. A indicação cabe ao médico", destacou. "Caso haja problema, o paciente será encaminhado e examinado.Confirmada a patologia, a pessoa será medicada".

O infectologista lembra que, com as temperaturas mais amenas nesta época do ano, gripes e resfriados são comuns. Para diferenciar os sintomas de uma gripe normal dos sintomas da gripe suína, ele explica que outras informações dadas pelo paciente também são consideradas.

"O dado epidemiológico faz a diferença. Se a pessoa veio de uma região onde está confirmada a gripe, como o México, pode ser um caso suspeito. Agora, uma [gripe] em pessoa que veio de um país sul-americano, por exemplo, não é motivo para entrar em pânico".

Kierszenbaum também reafirma que não há transmissão de gripe suína no consumo de carne de porco. Segundo ele, a transmissão é feita pelo ar, ao falar e ao tossir, por exemplo.

"Por isso, é recomendado o uso da máscara para quem vem de áreas onde casos da doença foram confirmados. É uma medida para proteger as pessoas daqui", acrescentou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o vírus da gripe (Influenza) atinge cerca de 15% da população do mundo a cada ano e a incidência varia de acordo com a temperatura de cada região.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.