Por sugestão de Alvaro Dias, Anvisa pode alterar lista de produtos que podem ser vendidos nas farmácias

Gazeta de Novo

“Nós como legisladores temos a obrigação de acompanhar a evolução e defender o interesse da população. Ninguém aqui quer a venda de agrotóxicos ou qualquer produto nocivo à saúde nas farmácias, mas é preciso considerar os investimentos realizados e nós não podemos estimular o desemprego. Recebi um abaixo assinado com milhares de assinaturas coletadas em Ponta Grossa, mostrando que a população aprova a venda de produtos de conveniência”, disse o senador.

Dirceu Raposo disse que, apesar de o assunto estar sendo discutido há três anos, é possível caminhar para uma lista de consenso: “Até para preservar meu caráter democrático, levantado pelo senador Alvaro Dias, coloco-me à disposição”.

Os dois lados marcaram posição na audiência
A realização da audiência pública para debater a resolução da Anvisa de restringir a venda de produtos em farmácias e drogarias foi defendida pelo senador, depois de ser procurado por representantes de farmácias de todo o país. Durante a discussão, que durou mais de três horas, houve manifestações contra e a favor das novas regras. O representante da Confederação Nacional do Comércio, Cácito Esteves, questionou a legitimidade da Anvisa e disse que pode contestar a resolução no STF. O Idec, que não compareceu, enviou comunicado dizendo que as farmácias não podem se transformar em supermercados.

O presidente da ABCFarma, Pedro Izidoli, defendeu na audiência que as farmácias brasileiras sigam a tendência de modernização de vários países do mundo. Já para o representante do Conselho Federal de Farmácia, Arnaldo Zubioli, a farmácia de hoje tem servido “a interesses mercantis” em detrimento da preocupação com a função de atender a problemas de saúde.

O presidente da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, deu exemplos de farmácias que vendem produtos de conveniência em todo o mundo e mostrou pesquisas, feitas pelo Ibope e Vox Populi, apontando que 75% das pessoas aprovam a venda de produtos como filmes, cartões de celular e leite em pó nas farmácias.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.