[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Além das orientações na prescrição médica, conhecer a bula dos medicamentos é indispensável para iniciar qualquer tratamento. Esses cuidados, aliados às recomendações dos profissionais de saúde, ajudam na conquista dos resultados desejados e na prevenção de efeitos colaterais.
A maneira correta de consumir um medicamento é chamada de posologia. Bruna Diniz Oliveira, farmacêutica da Drogarias Pacheco, reforça que, independentemente do quadro de saúde, a pessoa precisa conhecer a quantidade, a frequência e a dosagem ideais para o sucesso das medicações.
“A posologia auxilia na rotina do tratamento, sobretudo para pacientes que necessitam de medicamentos de uso contínuo. Além disso, ajuda a evitar a utilização inadequada dos remédios, o que pode mascarar ou intensificar os sintomas ou, até mesmo, piorar o quadro de saúde”, diz Bruna.
A farmacêutica revela que é importante que as pessoas não tomem medicamentos fora da prescrição ou procurem formas alternativas de tratamento sem antes consultar o médico. É preciso perguntar sobre horários e dosagens, restrições alimentares, período de tratamento, o que fazer se esquecer uma dose, possíveis efeitos colaterais e como proceder.
Quando encerrar o tratamento, se ainda sobrar alguma quantidade dos medicamentos ou se estiverem vencidos, deve-se fazer o descarte de forma adequada nos pontos de coletas das farmácias e drogarias.
Veja também: Anvisa aprova tratamento de primeira linha para carcinoma de células renais avançado
Fonte: Revista da Farmácia