Posologia é essencial para a eficácia dos medicamentos

Posologia é fundamental para eficácia de medicamentos
Foto: shutterstock
Posologia é fundamental para eficácia de medicamentos
Foto: shutterstock

Além das orientações na prescrição médica, conhecer a bula dos medicamentos é indispensável para iniciar qualquer tratamento. Esses cuidados, aliados às recomendações dos profissionais de saúde, ajudam na conquista dos resultados desejados e na prevenção de efeitos colaterais.

A maneira correta de consumir um medicamento é chamada de posologia. Bruna Diniz Oliveira, farmacêutica da Drogarias Pacheco, reforça que, independentemente do quadro de saúde, a pessoa precisa conhecer a quantidade, a frequência e a dosagem ideais para o sucesso das medicações.

“A posologia auxilia na rotina do tratamento, sobretudo para pacientes que necessitam de medicamentos de uso contínuo. Além disso, ajuda a evitar a utilização inadequada dos remédios, o que pode mascarar ou intensificar os sintomas ou, até mesmo, piorar o quadro de saúde”, diz Bruna.

A farmacêutica revela que é importante que as pessoas não tomem medicamentos fora da prescrição ou procurem formas alternativas de tratamento sem antes consultar o médico. É preciso perguntar sobre horários e dosagens, restrições alimentares, período de tratamento, o que fazer se esquecer uma dose, possíveis efeitos colaterais e como proceder.

Quando encerrar o tratamento, se ainda sobrar alguma quantidade dos medicamentos ou se estiverem vencidos, deve-se fazer o descarte de forma adequada nos pontos de coletas das farmácias e drogarias.

Veja também: Anvisa aprova tratamento de primeira linha para carcinoma de células renais avançado

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×