O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), estimou um aumento de 5,6% nos preços dos medicamentos comercializados no Brasil. Esse percentual irá acompanhar o valor de mais de 13 mil apresentações de remédios à venda nas farmácias a partir de 31 de março deste ano.
Leia: Governo estadual do Rio decreta Lei sobre descongestionante nasal
A Sindusfarma levou em conta a inflação entre março de 2022 e fevereiro de 2023 para chegar a essa estimativa. “É importante o consumidor pesquisar as melhores ofertas de medicamentos nas farmácias e drogarias. Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer”, disse o presidente executivo da entidade, Nelson Mussolini, em entrevista ao Valor Econômico. As informações são do Panorama Farmacêutico.
Leia também: Vendas de medicamentos para diabetes cresce 11% no Brasil
Além dessa estimativa nos preços dos medicamentos, as vendas de remédios para diabetes também teve alta no mercado. Um levantamento da InterPlayers aponta um crescimento de 11% nos últimos 12 meses no Brasil, em comparação com o mesmo período do ano passado. A pesquisa revela que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais seguem na liderança em quantidades vendidas dessa classe de medicamentos.