Prescrição farmacêutica alivia pressão sobre médicos de família

A prescrição de medicamentos por farmacêuticos pode proporcionar importantes benefícios para as equipas dos cuidados de saúde primários, de acordo com um relatório produzido pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido, que analisou o projeto GP Pharmacy Transformation, financiado pelo NHS, para avaliar o contributo dos farmacêuticos comunitários, enquanto prescritores independentes, e dos serviços prestados farmácias para alargar a oferta do sistema de saúde, ao nível dos cuidados de saúde primários.

O projeto abrangeu cinco comissões clínicas da região de Nottingham e foram acordadas práticas entre médicos de clínica geral e farmacêuticos comunitários durante um ano, num total de 13 mil consultas ao longo do ano. O estudo concluiu que os farmacêuticos conduzem programas de revisão da medicação, libertando desde logo tempo despendido pelos médios nesta ação.

Concluiu-se também que os farmacêuticos conseguiram iniciar programas de acompanhamento e de revisão da terapêutica de doentes crónicos, libertando também recursos nos cuidados de saúde primários.

Entre as limitações identificadas neste trabalho está o reduzido número de farmacêuticos comunitários qualificados e certificados como prescritores independentes, o que levou inclusivamente ao recrutamento de um farmacêutico hospitalar para participação no projeto.

Os autores do estudo sugerem por isso a formação e qualificação dos farmacêuticos, no sentido do reconhecimento como prescritores, com evidentes benefícios para todo o sistema de saúde.

Com tempos de consulta mais prolongados, que permitem a prestação de um serviço mais centrado nas necessidades dos doentes, os farmacêuticos comunitários são agentes de saúde cruciais na promoção da adesão à terapêutica e do uso responsável dos medicamentos, aumentando a eficiência dos sistemas e a efetividade das terapêuticas administradas aos doentes.

Fonte: Ordem dos Farmacêuticos

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.