Nesta terça-feira (6/10), o presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), Luis Carlos Marins, está completando 50 anos de atividade profissional. Durante todo esse tempo, ele atuou no varejo farmacêutico. “Em um país assolado pelo desemprego, posso agradecer a Deus pela graça de me encontrar com saúde e em plena atividade profissional”, comenta Marins.
Início da carreira
Marins começou trabalhando em farmácia ainda na adolescência, fazendo plantões das 8h às 22h aos domingos e vigílias para contagem de estoque para o inventário anual. “Recordo-me muito bem dos procedimentos que pratiquei na época em que as seringas e agulhas de aplicação de medicamentos injetáveis eram fervidas em um recipiente e esterilizadas em estufas, do laboratório de manipulação onde eram envazados os produtos oficiais e do habitual odor, já tão acostumados que nem incomodava mais”, relembra ele.
Aos 20 anos, passou a trabalhar na administração da farmácia, iniciando em seguida a faculdade de Administração de Empresas para complementar no campo teórico o que já sabia na prática.
Representatividade no setor
Contribuíram com sua formação o pai Mozart e o tio Ruy de Campos Marins, um dos fundadores da Ascoferj e figura de grande relevância na história da farmácia.
Na década de 1980, Marins teve sua primeira experiência institucional na convenção da ABCFARMA, em Foz do Iguaçu. Lá percebeu também a necessidade de ter boas conexões, que pudessem contribuir com seu crescimento pessoal e profissional. Deste então, ocupa um cargo de diretor na entidade.
Em 2001, iniciou sua trajetória como diretor presidente na Ascoferj. Os bons resultados o estão mantendo na gestão por todos esses anos. Há três, tornou-se sócio diretor da Farma Contábil, empresa de contabilidade voltada para o setor farmacêutico.
“Agradeço a Deus por poder trabalhar e ter saúde para contribuir com a sociedade, como cidadão e empreendedor. Durante essas cinco décadas, aprendi a viver e a compreender os ciclos de abundância e escassez, mas sempre crendo que jamais estaria sozinho. Agradeço à minha família, que em todos os momentos permanece comigo, e aos companheiros de jornada, que foram e ainda são muitos os que estão comigo nesta jornada”, finaliza Marins.