Presidente da Eli Lilly descarta fusão com Bristol-Myers Squibb

Portal epharma

O presidente-executivo da Eli Lilly, John Lechleiter, tem criticado a atual rodada de "megafusões" no setor farmacêutico e descarta a participação de sua companhia, apesar das pressões por uma maior consolidação no setor. Lechleiter descartou explicitamente uma combinação com a Bristol-Myers Squibb, companhia com a qual a Eli Lilly tem ligações, e disse que em vez disso vai se concentrar em reforçar o desenvolvimento interno de medicamentos experimentais de sua companhia, juntamente com negócios de menor escala e mais seletivos.

"Acho que estamos vendo negócios que estão sendo motivados mais pela fraqueza, do que pelo que eu descreveria como fortes combinações estratégicas… Isso vai melhorar os problemas no curto prazo, mas não será uma resposta ao problema de longo prazo da produtividade de pesquisas."
Analistas do setor afirmam que a Eli Lilly é candidata a participar da intensificação da atual rodada de reestruturação, depois das compras da Wyeth pela Pfizer, Schering-Plough pela Merck e Genentech pela Roche, concluídos nas últimas semanas.

A consolidação foi desencadeada pelo vencimento de patentes e pressões sobre os preços, problemas com inovação no desenvolvimento de uma nova geração de medicamentos, e a ameaça de mais reestruturação provocada pela reforma do sistema de saúde nos Estados Unidos.
Mas o presidente do laboratório acredita que a Eli Lilly já possui a massa crítica necessária. "A maioria das coisas que tenho lido sobre grandes fusões é que elas são muito traumáticas para a pesquisa e desenvolvimento."

Em uma postagem recente no blog interno da Eli Lilly, vista pelo "Financial Times", Lechleiter escreveu aos funcionários: "O maior problema que eu tenho com essas grandes combinações é que elas não respondem ou mesmo voltam-se para a questão (da pesquisa e desenvolvimento)".

A Eli Lilly está mais protegida contra uma oferta hostil que a maioria de suas concorrentes, pois tem uma fatia significativa de seu capital nas mãos de descendentes a família fundadora e de instituições baseadas em sua sede em Indianapolis, além de uma série de estatutos que restringem uma oferta não autorizada.

Lechleiter, que assumiu o cargo de presidente-executivo um ano atrás, depois de uma longa carreira na companhia, está concentrado na aceleração da tomada de decisões na Eli Lilly. Ele cita como exemplo o rápido acordo para o lançamento de uma contraproposta bem sucedida pela ImClone no ano passado, em resposta a uma oferta apresentada pela Bristol-Myers Squibb.

O executivo deixou claro seu desejo de ampliar "o espaço onde os medicamentos, os equipamentos e os diagnósticos se cruzam", enquanto ele reforça o foco da Eli Lilly nos medicamentos que oferecem maior eficácia para os pacientes e um forte valor ao dinheiro dos sistemas de cuidados com a saúde.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.