Primeira franquia de consultório farmacêutico no Brasil

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Você tem ou deseja ter uma farmácia? Excelente! Você é um empreendedor e sabe que empreender no Brasil é para os fortes! No entanto, você também sabe que competir com as grandes redes é uma tarefa de gigantes. O fato é que os empresários farmacêuticos que quiserem ter um diferencial competitivo, e vencer essa barreira, terão de lançar mão dos serviços farmacêuticos – considerado o grande boom do segmento.

Os exemplos são inúmeros de empresários, de farmácias independentes e de redes, que apostaram na oferta de consultas e serviços farmacêuticos e vêm obtendo grande êxito em seus negócios.

Bem, digamos que você tenha comprado essa ideia. Surgem as perguntas: “Como fazer isso sozinho? Como implementar um consultório com pouco conhecimento sobre o tema?”. A resposta é: Franquia!

Por isso, o ICTQ inova, mais uma vez, e lança a primeira franquia de consultórios farmacêuticos do Brasil – a Smart Consulta. Com serviços farmacêuticos prestados de forma dinâmica e objetiva, esse modelo de negócio já foi testado e validado em 62 estabelecimentos em todo o País, com mais de 500 mil atendimentos apenas no segundo semestre de 2017.

Sabe-se que empreender no Brasil exige coragem para enfrentar grandes desafios, e passar por isso sozinho pode ser um convite ao fracasso. No entanto, se o empreendedor receber ajuda consistente e constante, sua chance de vitória é muito maior. Segundo a Sociedade Brasileira de Francising (ABF), o número de fracassos no setor de franchising é muito inferior em relação a outros negócios. A taxa de fechamento das pequenas empresas com até dois anos de operação é de 23% (Sebrae). Enquanto isso, nas franquias, o mesmo índice é de apenas 3%.

Para os que ainda não sabem, franchising é um sistema de venda de licença na qual o franqueador (a Rede, no caso a Smart Consulta) cede ao franqueado (a farmácia ou o farmacêutico) o direito de uso da marca, patente, infraestrutura, conhecimento e direito de distribuição de produtos ou serviços sob sua bandeira.

Isso oferece mais confiança no negócio e o empreendedor não precisa se preocupar em como e o que fazer para prosperar com seu consultório. A fórmula do sucesso é dada pela franqueadora. Leia matéria exclusiva sobre franquias, intitulada Conheça as franquias farmacêuticas existentes no Brasil.

O diferencial da Smart Consulta

Dito tudo isso, chegou o momento de explicar melhor a franqueadora. A Smart Consulta é uma joint venture formada com o ICTQ e uma renomada empresa de tecnologia no segmento farmacêutico, a Automatiza. O modelo foi criado como um diferencial do mercado e para chegar até ele, foram avaliados os casos de sucesso de 62 consultórios, que permitiram, apenas no segundo semestre de 2017, a realização de mais de 500 mil atendimentos no Brasil. Portanto, o modelo de consultório da Smart Consulta já está mais do que testado e aprovado.

O farmacêutico desenvolvedor da metodologia e Diretor da Smart Consulta, Guilherme Torres, conta que esse modelo de negócio, em cada consultório citado, conseguiu crescimento médio de 20% no faturamento dos clientes: “Além disso, percebemos significativo aumento do fluxo nas lojas e do tíquete médio, mostrando o importante resultado que o consultório traz para a farmácia”.

Assim, nasceu a franquia Smart Consulta – um consultório farmacêutico inteligente, completo, com toda a estrutura, equipamentos, know-how de serviços, pronto para o empreendedor entrar e trabalhar. “É um modelo que pode ser aplicado dentro de farmácias e também em lojas próprias de rua. Oferece tanto os serviços básicos de saúde como os mais complexos, como aplicação de vacinas e alguns procedimentos estéticos”, comenta Torres.

A franquia adaptou o modelo de consultas farmacêuticas com atendimentos focados e objetivos, acompanhando o paciente em suas consultas e coletando, paulatinamente, informações específicas, aproveitando a alta frequência em que a população vai às farmácias no decorrer do mês. Segundo a pesquisa do ICTQ (Perfil dos Compradores em Farmácias), 82% dos entrevistados declararam ir semanal, quinzenal ou mensalmente até esses estabelecimentos.

As consultas são documentadas por meio de sistema. Além disso, há um aplicativo (app) exclusivo desenvolvido para a Smart Consulta que o próprio paciente também pode ir acompanhando, e até acrescentando informações.

O aplicativo classifica os medicamentos e avisa seus horários de tomá-los e as respectivas quantidades. O paciente pode incluir peso, IMC, glicemia, pressão arterial, entre outros dados. O app também permite agendar consultas e conversar via chat com o farmacêutico. Ele gera gráficos completos que vão municiando o profissional com informações importantes sobre o paciente.

Entre os mais de 30 serviços e intervenções farmacêuticas oferecidos na Smart Consulta estão perda de peso, avaliação respiratória, tabagismo, avaliação de nível de estresse, débito de sono, questionário de depressão para adultos e idosos (o diagnóstico não é feito na farmácia), hipertensão, diabetes, aula sobre a utilização dos medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico etc. Quando são observados resultados alterados, o paciente é encaminhado ao profissional competente.

“Esse sistema de franquia de consultório inteligente é excelente para o paciente, no entanto, é igualmente importante também para a farmácia porque aumenta seu faturamento e rentabilidade”, avisa Torres.

Nas franquias da Smart Consulta todos os serviços são cobrados, o que valoriza o trabalho do farmacêutico – fundamental nesse modelo de negócio.

Um modelo para cada perfil de empreendedor

Há três modelos da Smart Consulta, atendendo às necessidades do investidor e do público-alvo da região onde a franquia será implementada.

Módulo 1 – O consultório farmacêutico inteligente é montado dentro de uma farmácia;

Módulo 2 – O consultório farmacêutico tem ainda uma sala de vacinação, e também é implementado dentro de uma farmácia;

Módulo 3 – O consultório farmacêutico inteligente recebe também uma sala de vacinas e uma sala de estética. Este modelo funciona em ambiente independente da farmácia, seja numa loja na rua, shopping, galeria ou supermercado. Ele deve ter, no mínimo, 60m² de área livre. Neste módulo estão incluídos os produtos de prevenção, como os nutracêuticos e cosméticos, que serão prescritos pelo farmacêutico com foco em resultado na saúde e bem-estar do paciente.

O investimento inicial varia de acordo com a região, metragem da loja, custos de mão de obra local, entre outros. O valor começa em cerca de R$ 47.500,00 e vai até aproximadamente R$ 133.500,00, dependendo do módulo escolhido. O retorno é estimado em 18 meses.

Entre os serviços que a franqueadora dá suporte aos fraqueados estão: infraestrutura, seguro preventivo; apoio em tecnologia, suporte clínico, marketing, auditoria e acompanhamento, capacitação e treinamentos, software de gestão e serviços e app de celular, entre outros.

Pioneirismo do ICTQ

“Esse novo negócio do ICTQ só vem confirmar o DNA de inovação do Instituto. Vale lembrar que a primeira especialização com foco em serviços e prescrição farmacêutica é do ICTQ e, atualmente, já são milhares de profissionais especializados aqui”, ressalta o diretor do Instituto, Marcus Vinicius de Andrade.

Apenas para elencar outros importantes feitos da entidade, Andrade complementa, dizendo que a primeira pesquisa junto à população brasileira sobre os consultórios farmacêuticos é do ICTQ e a empresa foi pioneira em repercutir essa pauta junto à imprensa nacional. “Enquanto se falava em salas de serviços farmacêuticos e salas de atenção farmacêutica…nós já falávamos em consultório farmacêutico. O termo é inovador e foi reafirmado pela imprensa e por todos os farmas no País”, comemora ele.

Andrade ressalta que o negócio de franquias mostra resultados surpreendentes. Ele se refere aos números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que apontam faturamento das franquias de farmácias no Brasil de R$ 5.413 bilhões em 2017, com crescimento de 31,5% sobre o ano anterior.

“O mercado de franquias farmacêuticas soma 44 redes. Ligadas a elas estão mais de 4.780 unidades, o que mostra o perfil empreendedor do farmacêutico brasileiro, que agora terá a melhor opção para investir, na Smart Consulta”, destaca Andrade.

Para Torres, este é momento de sair na frente da concorrência e usar todo o suporte que uma franqueadora com expertise pode oferecer por meio de uma franquia. “Trabalhar a saúde dentro da farmácia já é realidade no varejo farmacêutico brasileiro”, finaliza.

Anote

– SMART CONSULTA – Primeira franquia de Consultórios Farmacêuticos do Brasil, do ICTQ.

Investimento inicial: R$ 47.500,00 a R$ 133.500,00 (dependendo do Módulo).

Taxa de franquia: R$ 10.000,00 a R$ 30.000,00 (dependendo do Módulo – valor já incluído no investimento inicial).

Royalties: varia de meio salário mínimo a um salário mínimo mensal.

Taxa de publicidade: meio salário mínimo.

Faturamento médio mensal: Módulo I – R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00. Módulo II – R$ 20.000,00 a R$ 30.000,00. Módulo III – R$ 45.000,00 a R$ 60.000,00.

Prazo de retorno: estimado em 18 meses.

 

Fonte: ICTQ

Escrito por Egle Leonardi

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
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