Projeção para o reajuste dos preços dos medicamentos em 2025

Farmácias e drogarias podem abastecer seus estoques antes da alteração e devem se preparar para a implementação dos novos valores.
Projeção para o reajuste dos preços dos medicamentos em 2025
Foto: Divulgação

A Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (Abcfarma) divulgou um boletim sobre a definição dos percentuais de reajuste dos preços dos medicamentos para 2025, que já pode ser feita com base nos últimos dados econômicos divulgados. De acordo com as informações, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro registrou 1,31%, elevando o acumulado dos últimos 12 meses. Isso significa que o aumento poderá ser de 5,06%.

Leia: Inea suspende o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos para farmácias

Com isso, foram projetados os novos tetos de reajuste estabelecidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), considerando os fatores regulatórios e econômicos aplicáveis.

Prováveis percentuais de reajuste para 2025

• Nível 1: 5,06%
• Nível 2: 3,83%
• Nível 3: 2,60%

Nível 1 – Categoria com maior participação de genéricos (genéricos com faturamento igual ou superior a 20%) e, portanto, um teto mais alto de reajuste. Neste nível, estão enquadrados os medicamentos em mercados concorrenciais, com incidência nula do Fator X, ou seja, com repasse integral da inflação medida pelo IPCA, referente aos 12 meses acumulados entre março de 2024 e fevereiro de 2025.

Nível 2 – Categoria com participação média de genéricos (representam entre 15% e 20% do faturamento), com um teto de reajuste intermediário. Neste nível, estão os medicamentos em mercados com concorrência moderada, incidindo um impacto de 50% (cinquenta por cento) de desconto do valor do Fator X em relação ao IPCA, referente aos 12 meses acumulados entre março de 2024 e fevereiro de 2025.

Nível 3 – Categoria com menor participação de genéricos (inferior a 15% do faturamento), apresentando menor concorrência de mercado e, portanto, um índice de reajuste mais baixo. Neste nível, estão os medicamentos em mercados com baixa concorrência ou monopolistas, onde o desconto do Fator X em relação ao IPCA, referente aos 12 meses acumulados entre março de 2024 e fevereiro de 2025, é de 100% (cem por cento).

Para saber quais medicamentos estão enquadrados em cada nível, é necessário consultar a CMED ou fontes oficiais que fornecem informações sobre a concorrência e os preços dos medicamentos no Brasil.

Critérios de cálculo

O reajuste anual dos medicamentos segue a metodologia definida pela CMED, que leva em consideração três fatores principais:

  • IPCA acumulado dos últimos 12 meses: 5,06%;
  • Fator X (produtividade do setor): 2,459%;
  • Fator Y (ajuste de concorrência): 0,00%.

Esses índices determinam os limites máximos para a correção de preços dos medicamentos regulados, garantindo previsibilidade ao setor.

Impactos e orientações ao mercado

O reajuste oficial impacta diretamente a formação de preços no setor farmacêutico, influenciando estratégias de precificação, margens de lucro e planejamento financeiro para farmácias e distribuidores.

Leia também: Justiça concede liminar à Ascoferj para garantir a liberdade profissional e econômica

Anualmente, a CMED divulga o percentual que as indústrias farmacêuticas podem aplicar aos preços dos medicamentos. Esse reajuste ocorre sempre no dia 31 de março de cada ano. Até o momento, a câmara não oficializou o índice de 2025.

“As empresas devem revisar suas tabelas de preços e se preparar para a implementação dos novos valores, respeitando os limites estabelecidos pela CMED”, comenta Rafael Espinhel, presidente Executivo da Abcfarma.

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Unidade conta com um mix variado de produtos, incluindo itens de perfumaria e cosméticos....
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 14 de maio....
Linx Big Farma garante integração com o sistema e ajuda farmácias e drogarias a evitarem multas e irregularidades....
Anúncio foi feito durante a festa de premiação e coroou, pela segunda vez, a rede de drogarias como a preferida dos cariocas....
Estudo da NÓS — Inteligência e Inovação Social destaca a importância da identificação, do afeto e da presença real nas decisões de compra....
Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Você é associado Ascoferj?

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.