Projeto Farmácia das Letras leva livros às casas das pessoas

Correio Braziliense

De porta em porta, Rosângela Tavares Santos Pereira, 39 anos, distribui conhecimento. Na maleta do Centro de Saúde 1 do Recanto das Emas, há remédios, aparelho para medir a pressão dos pacientes e livros, muitos livros. A agente entrega aos moradores de nove quadras da cidade muito mais do que medicamentos e medidas preventivas para manter um corpo são. Leva conforto para a alma e histórias que desenvolvem a imaginação e a criatividade de crianças, adolescentes e idosos saudáveis ou doentes.

Crianças na Biblioteca Comunitária do Recanto das Emas

A rotina de Rosângela Tavares começa logo cedo. Às 7h30, a agente de saúde já sabe quais quadras vai percorrer. O itinerário – que pode ser da 305 à 310 ou da 508 à 510 do Recanto – é definido dias antes. Todas as 230 famílias recebem o mesmo carinho e atenção. Na mala, Rosângela separa os livros de acordo com o perfil de cada leitor a ser visitado. Isso porque, há dois anos, trabalha com o projeto Farmácia das Letras, criado por ela e adotado por toda a equipe do Centro de Saúde 1 da cidade.

Às 8h, a turma começa a jornada de trabalho. Bate numa porta aqui e noutra acolá. Entra, aplica todo o processo de prevenção às doenças e, depois, em uma conversa tranquila e amigável, tenta aconselhar o paciente sobre a importância da leitura. Abre a maleta, mostra os exemplares reservados e convence o morador a experimentar folheá-los por, pelo menos, dez dias, até que a agente responsável retorne para outra visita preventiva. “A leitura estimula a memória, cria perspectiva nas pessoas e as tira da depressão e da ociosidade”, defende a criadora do projeto.

As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira e, independentemente da distância, são feitas a pé. Os moradores já se acostumaram com os agentes. As pessoas os recebem, oferecem lanches, conversam e contam histórias. “Uma mulher estava sendo alfabetizada e pegou seu primeiro livro. Depois que aprendeu a ler, nunca mais parou e me pedia para levar receitas. Ela se interessou por culinária”, detalha Rosângela. Na prateleira, que fica na casa dela, mais de 580 exemplares. Revistas infantis, livros de autoajuda, poemas, obras didáticas e romances. “Ah, os romances! As mulheres se apaixonam por eles. Acho que são como refúgios para pessoas sofridas de uma comunidade carente. Elas começam a ver que existem maneiras diferentes de enxergar a vida e de serem tratadas”, conta.

Paixão por ler

O amor de Rosângela pela leitura teve início na infância. “Fui criada com minha avó e, certo dia, minha tia começou a fazer faxina nos armários da casa. Na bagunça, um livro velho caiu e eu peguei. Era Iracema. Li uma página, dias depois, outra e mais outra e, quando dei por mim, já havia terminado de ler”, lembra. Da paixão, Rosângela começou a colocar no papel as ideias que borbulhavam em sua cabeça. Escreveu vários poemas e os publicou em duas coletâneas: Manos da quebrada e Anjos da marquise. Depois, a escritora resolveu investir nos estudos. Começou o curso de letras, mas a dificuldade financeira prorrogou a vontade de ser professora e levar mais educação às pessoas.

Hoje, a moradora da Quadra 508 do Recanto das Emas ajuda como pode os amigos e vizinhos de bairro. “Como as crianças são mais difíceis de se conscientizar, fazemos passeios<

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes....
Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.