Receita com medicamentos impulsiona lucro da Hypermarcas

A Hypermarcas, que teve alta de 151,4% no lucro no quarto trimestre de 2012, reportou hoje que sua receita líquida aumentou 22% no período, para R$ 1,02 bilhão. A divisão “farma” (de medicamentos) continua puxando o crescimento da empresa, com avanço de 31,1% na comparação com o mesmo período de 2011, para R$ 377 milhões. A área de consumo, que reúne produtos de cuidados pessoais, registrou alta de 14,5%, chegando a R$ 464,8 milhões. Entre os produtos de consumo da Hypermarcas estão os cremes Monange, a linha masculina Bozzano, os esmaltes Risqué e os protetores Cenoura & Bronze. A área de fármacos conta com medicamentos como Benegripe, Engov, Estomazil, Rinosoro e Atroveran, entre outros. “Com suporte mais consistente ao portfólio de marcas de medicamentos isentos de prescrição (OTC) na mídia, maior eficiência em visitação médica e ampliação do portfólio de genéricos, a demanda por produtos farmacêuticos da companhia no varejo atingiu um pico em 2012”, informou a Hypermarcas em relatório. De acordo com a empresa, o desempenho da divisão farma também foi impactado por uma base de comparação mais fraca no terceiro e no quarto trimestres de 2011. As despesas financeiras líquidas diminuíram 36% no trimestre, passando de R$ 128,6 milhões para R$ 82,3 milhões. As despesas gerais e administrativas e outras receitas também recuaram, compensando o aumento dos gastos com vendas. Apesar de uma redução de 197,6% na geração de caixa operacional no trimestre, para R$ 103,4 milhões, no ano, o fluxo de caixa operacional aumentou 133,6%, para 713,8 milhões. A dívida líquida da companhia diminuiu em R$ 43,4 milhões em 2012, chegando a R$ 2,7 bilhões no fim do ano. Esse endividamento corresponde a aproximadamente 2,85 vezes a meta de Ebitda ajustado da companhia para 2013. Em todo o ano de 2012, a empresa teve lucro líquido de R$ 203,9 milhões. No ano anterior, a companhia havia registrado prejuízo de R$ 54,6 milhões. No ano passado, a receita líquida da Hypermarcas cresceu 16,5% e atingiu R$ 3,87 bilhões. A unidade de medicamentos aumentou 26,6%, para R$ 2,07 bilhões. A receita líquida da divisão de consumo subiu 6,7% no período, para R$ 1,79 bilhão. A empresa iniciou, no ano passado, um plano para reduzir em 43% o número de marcas até o fim de 2013, com o objetivo de se desfazer de ativos não rentáveis e se concentrar em marcas que trazem retorno para a companhia. Desconsiderado o desempenho de marcas e produtos de consumo que estão em processo de descontinuação, a expansão do portfólio das principais marcas da divisão foi de 10,2% em 2012. Fonte: Valor Online

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 8h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×