A Nossa Drogaria nasceu em Duque de Caxias (RJ), em 1960, e foi fundada por Jayme Pereira e mais dois sócios. A rede de farmácias está presente na Baixada Fluminense, Zona Oeste, Zona Norte e no Centro do Rio de Janeiro. Em 2024, aumentou de forma relevante sua venda média por loja e realizou investimentos no ambiente digital. Atualmente, a rede é conduzida pelos diretores e netos do fundador, Eduardo Pereira e Leandro Pereira, e neste ano, celebrará 65 anos de história.
Leia: Erros para não cometer em 2025
Leandro concedeu uma entrevista exclusiva à Ascoferj e revelou as principais conquistas da rede em 2024, os principais projetos para 2025 e como demonstra sua relevância para os clientes. Leia a entrevista a seguir:
Ascoferj: Leandro, quais foram as principais conquistas da rede A Nossa Drogaria em 2024?
Leandro: O ano foi muito positivo para a rede. Aumentamos a venda média por loja e fechamos o ano com 40 farmácias. Também fortalecemos nossa parceria com os fornecedores e realizamos investimentos em novas ferramentas com o objetivo de garantir mais transparência, como, por exemplo, uma que presta contas à indústria de todas as ações de trade realizadas no PDV.
Ascoferj: Vocês fizeram algum tipo de investimento no ambiente digital, considerando que as compras online seguem crescendo no varejo farma?
Leandro: Nós identificamos que o ambiente digital é extremamente importante. Por isso, fortalecemos a presença da marca, investindo no nosso e-commerce, que tem dado muito certo. Além disso, passamos a utilizar a plataforma de delivery iFood para expandir nossos canais de entrega.
Ascoferj: Estamos dentro de um mercado altamente competitivo, onde as farmácias vendem produtos comoditizados. Como a rede tem se mostrado relevante para o cliente e ganhado a preferência dele?
Leandro: Para mostrar nossa relevância e nos conectarmos com os consumidores das regiões onde atuamos, investimos, por exemplo, em serviços farmacêuticos. Atualmente, temos 34 salas e realizamos mais de 50 mil atendimentos anuais. Para você ter uma ideia, a cada ano, registramos um aumento de 150% no número de serviços de vacinação realizados. Já nos exames de análises clínicas, crescemos 410% nesse tipo de serviço. Em 2023 e 2024, ficamos em primeiro lugar no ranking nacional da health-tech Clinicarx, que avalia empresas que prestam serviços farmacêuticos no Brasil.
Ascoferj: O ano de 2025 está apenas começando. Imagino que vocês tenham projetos importantes em andamento. Poderia compartilhar algum?
Leandro: Esperamos que 2025 seja um ano ainda melhor do que foi 2024. Estamos muito otimistas e focados em crescer ainda mais. Nosso objetivo é fortalecer nossa presença no ambiente digital e retomar o projeto de expansão, com a inauguração de novas lojas no Rio de Janeiro. Também estamos atentos às tecnologias que podem auxiliar na gestão e no desenvolvimento da rede.
Ascoferj: Para encerrarmos, que conselhos você daria para um dono de farmácia independente que está passando por muitas dificuldades e tentando sobreviver?
Leandro: Meu conselho é procurar entender a situação em que ele está vivendo, mas também buscar apoio porque ninguém faz nada sozinho. A Ascoferj, por exemplo, tem muito a oferecer. É fundamental que o varejista esteja próximo de entidades e empresários que compreendam suas dificuldades. Além disso, eu recomendaria buscar conhecimento, pois ele é essencial para o crescimento profissional desse empresário e para o negócio.
Leia também: Aprenda sobre o que postar nas redes sociais da farmácia