Reforma tributária para baratear medicamentos será defendida durante a Abradilan 2009 em Florianópolis

Fonte Portal Fator Brasil

Novos produtos e lançamentos de medicamentos e cosméticos serão apresentados a dez mil visitantes da feira.

Em tempos de crise econômica internacional, o preço dos medicamentos à população pode representar uma pressão maior sobre o orçamento doméstico Ainda mais com o reajuste de 5,9% a partir de 31 de março para 20 mil tipos de medicamentos, conforme liberação feita pela Câmara de Regulação do Mercado de medicamentos (Cmed), vinculada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por isso, durante a Abradilan Farma 2009 – maior feira do setor farmacêutico do país – que acontece de 25 a 27 de março em Florianópolis, organizada pela cearense Dinâmica Eventos, será defendida a importância da reforma tributária para desonerar o setor e tornar mais fácil o acesso a medicamentos pela população como um todo, sobretudo a de baixa renda. Também será realizada a 5ª Convenção Nacional da Indústria, Distribuição e Varejo do Setor Farmacêutico, para discutir o panorama do mercado farmacêutico.
"A alta carga tributária impacta diretamente no acesso a medicamentos, um produto básico e vital. E isso causa um efeito drástico para o sistema de saúde público, já que o meio melhor e mais barato para restabelecer a saúde é tratá-la com medicamentos no início da enfermidade, evitando assim agravamentos que levam a internações, custos mais elevados e até a morte precoce", afirma o presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan).

A feira, juntamente com a primeira edição da Abradilan HPC (Higiene, Perfumaria e Cosméticos), vai reunir 10 mil visitantes dos laboratórios, distribuidores e redes de farmácias, com 140 estantes e uma previsão de um volume de negócios fechados de R$ 130 milhões – 20% a mais que no ano passado.

A Abradilan, em conjunto com outras entidades, desenvolve um estudo em todo Brasil, sobre a a tributação de medicamentos e seu impacto no orçamento do individuo. "Assim que esse estudo estiver pronto, vamos apresentar uma proposta de tributação justa, que desonere o contribuinte e que os mesmos possam repassar para os consumidores através de redução nos preços", explica Galindo.

Sobre o reajuste na tabela de medicamentos, o presidente considera a medida irreal. "Existem medicamentos que precisavam ter um reajuste maior, devido a aumentos de matéria-prima. Outros não necessitam de reajuste, haja vista que são oferecidos com descontos bastante elevados no mercado", analisa Galindo. Segundo ele, o que se faz necessário é a liberação do preço de medicamentos, com controle somente sobre os medicamentos com patentes ou exclusivos. "A liberação dos preços impactaria na tributação de alguns estados e por isso a livre negociação é saudável para a população e para os pequenos empresários", assegura o presidente da Abradilan.

Para Galindo, apesar das incertezas da economia, o setor farmacêutico deve ser um dos menos prejudicados pela crise, pois os medicamentos são itens indispensáveis à saúde do consumidor, sendo priorizados no orçamento doméstico. No ano passado, o setor expandiu as vendas em 26%, em relação a 2007, com faturamento de aproximadamente R$ 10 bilhões.

Lan&c

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.